Com o apoio de figuras políticas de expressão nacional, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lançou sua pré-candidatura à Presidência da República nesta sexta-feira (04/04), em Salvador (BA). Durante o evento, lideranças destacaram sua trajetória e defenderam sua capacidade para disputar as eleições de 2026.
O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto afirmou que a oposição ao governo federal precisa se unir em torno de um nome forte e que Caiado tem conquistado espaço. “Ele reúne experiência, resultado e tem musculatura para ganhar projeção nacional”, disse.
De acordo com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anfitrião do evento, o governador goiano sempre foi uma referência para ele. “Quando iniciei minha vida pública, me inspirei em alguns exemplos — e um deles é o senhor, governador”, afirmou. Além disso, ele também criticou a segurança pública na Bahia e comparou com os resultados de Goiás. “O que o senhor fez pela segurança em sete anos, a Bahia não conseguiu em quase duas décadas”, declarou.
O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) também reforçou o tom crítico em relação à criminalidade e defendeu um presidente “firme contra o crime”. Para ele, a ideia de que criminosos são vítimas da sociedade enfraquece o país. “Hoje, vemos um Brasil amedrontado, com bandidos à vontade e um governo que relativiza a lei”, afirmou.
Outras lideranças
O evento contou com a presença de políticos de diversas regiões do país, incluindo prefeitos, senadores e deputados. Conforme agenda, após o lançamento em Salvador, Caiado seguirá pelo Nordeste, Sul e Sudeste, onde deve apresentar sua plataforma e dialogar com diferentes setores da sociedade.
Por fim , no encerramento, o governador reforçou seu discurso contra a insegurança e o que chamou de improviso na gestão federal. “O Brasil não pode mais ser governado com omissão, improviso ou populismo”, disse. “É hora de devolver ao povo brasileiro o direito de andar sem medo, de trabalhar com dignidade e de acreditar no futuro. E eu estou pronto para isso.”
Leia também: Com avanços de Goiás como vitrine, Caiado inicia maratona pelo Brasil rumo à presidência