A Prefeitura de Goiânia inicia na próxima terça-feira, 14, a implantação de conversões à direita em cruzamentos da capital. De acordo com o Executivo, medida promete aumentar a fluidez no trânsito da capital e reduzir retenções.
A partir da semana que vem, 4 locais receberão as adaptações, de um total de 15 já mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET).
Primeiros cruzamentos contemplados:
- Avenida T-7 com Avenida C-4, Jardim América.
- Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, Setor Aeroporto.
- Avenida Independência com Rua do Contorno, Centro.
- Avenida 3ª Radial com Rua 1.015, Setor Pedro Ludovico.
Essa mudança faz parte das inovações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trazidas pela Lei nº 14.071/20, que permite a conversão à direita mesmo em semáforo vermelho, desde que haja sinalização específica para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
Todos os cruzamentos com a conversão à direita serão sinalizados. Durante os primeiros 30 dias, equipes da SET estarão nos locais para orientar motoristas e pedestres.
A prefeitura também planeja campanhas de conscientização para destacar a prioridade do pedestre e as normas de segurança. A preferência é sempre do pedestre, exigindo atenção redobrada dos motoristas, especialmente na travessia de ciclistas e durante o respeito às faixas de pedestres.
Cruzamentos já implantados
- Avenida Anhanguera com Raposo Tavares, Bairro Capuava.
- Avenida Perimetral com Avenida Noroeste, Jardim Nova Esperança.
- Avenida Goiás Norte com Avenida Oeste, Setor Norte Ferroviário.
O prefeito Sandro Mabel (UB) destaca que a ação integra o projeto “Nova Mobilidade”, que busca modernizar o trânsito da capital, promovendo fluidez e segurança com baixo custo e impacto positivo imediato.
Outras intervenções já em andamento incluem o programa de desobstrução de vias, iniciado na Avenida Jamel Cecílio, e a liberação de motos nos corredores exclusivos de ônibus.
Leia também: