Na próxima quinta-feira (8), a TV Bandeirantes inaugurará, como é praxe, o ciclo de debates eleitorais com os candidatos às prefeituras. Nesta primeira data, os prefeitáveis de oito capitais se enfrentarão. Os formatos ainda não foram divulgados pela emissora paulista.
Em Goiânia o debate será transmitido às 22 horas pela TV Sucesso, canal 17.
Além de Goiânia, a emissora também vai transmitir debates em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, João Pessoa e Manaus. A TV Bandeirantes não informou se outras capitais também serão palco desse tipo de evento.
Em Goiânia há sete candidatos a prefeito em disputa: Adriana Accorsi (PT), Fred Rodrigues (PL), Mateus Ribeiro (PSDB), Rogério Cruz (SD), Sandro Mabel (UB), Vanderlan Cardoso (PSD) e Professor Pantaleão (UP).
Confira o perfil de cada candidato:
Adriana Accorsi (PT) – Coligação Pra Cuidar de Goiânia formada por PT, PSB, PV, Rede, PSOL, PC do B e PMB. Seu vice é o ex-reitor do IF Goiás, Jerônimo Rodrigues
Delegada de Polícia, e foi deputada estadual por dois mandatos e é deputada federal. Filha do ex-prefeito Darci Accorsi (PT), ela nasceu em Itapuranga, mas passou a infância e adolescência no Jardim Novo Mundo, onde residiam os seus pais Darci e Lucide Accorsi. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atuou por 25 anos na Polícia Civil de Goiás. Durante esse período, foi delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e chegou a ser Delegada Geral da Polícia Civil de Goiás.
Frederico Gustavo Rodrigues da Cunha, conhecido como Fred Rodrigues, tem 39 anos e já atuou como empresário e comunicador nas redes sociais. Foi suplente na eleição para vereador em Goiânia pelo DC (Democracia Cristã) e com seu trabalho nas redes foi eleito deputado estadual também pelo DC. Por problemas registrados na prestação de contas teve o seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e por isso, há dúvidas se ele pode concorrer como candidato a prefeito. Fred é natural de Goiânia e tem na vice o empresário do ramo imobiliário Leonardo Rizzo, do Partido Novo. Ele é dono da Imobiliária Leonardo Rizzo.
Professor Pantaleão (UP)
Reinaldo Assis Pantaleão, de 73 anos, é natural de Goiânia e professor aposentado. Graduado em História, ele foi candidato ao governo de Goiás e, pela segunda vez, é candidato à prefeitura de Goiânia. Nas redes sociais, ele afirma lutar pelas causas sociais e pelo socialismo. Ele foi um dos fundadores do PT, e participou da dissidência que formou o PSOL. Agora está filiado ao União Popular, partido mais à esquerda no espectro político.
Sandro Mabel (União Brasil) – Coligação MDB, Agir, Podemos, DC, Avante, Republicanos e PRB
Sandro Mabel, de 65 anos, é formado em Administração de Empresas. Aos 23 anos, assumiu a presidência da empresa Mabel, que fabricava biscoitos, bolachas e salgadinhos em Aparecida de Goiânia e foi vendida para o grupo Pepsico. Além disso, é pecuarista, carcinicultor e atuou no mercado imobiliário. O empresário foi deputado estadual por um mandato e deputado federal por 20 ano, tendo tido como principal base a cidade de Aparecida de Goiânia. Em janeiro de 2019, Mabel assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Em 2020, tornou-se presidente do Conselho de Mineração da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nas eleições de 1992, com apoio do então prefeito Nion Albernaz (PMDB) e do governador da época, Iris Rezende Machado (PMDB), Mabel disputou a prefeitura de Goiânia, mas foi derrotado pelo professor Darci Accorsi (PT), 22 anos depois Mabel é candidato a prefeito novamente, numa coligação de sete partidos, que tem como vice a tenente-coronel Claudia Silva (Avante), que era a Subcomandante do Comando de Gestão e Finanças da Polícia Militar de Goiás.
Vanderlan Cardoso (PSD) – Coligação PSD-PP
O senador Vanderlan Cardoso disputa a prefeitura de Goiânia pela terceira vez. Em 2016 Vanderlan estava filiado ao PSB e concorreu contra o prefeito Iris Rezende (MDB). Iris teve 57,70% dos votos e Vanderlan, com apoio do então governador Marconi Perillo (PSDB), chegou a 42,30% dos votos. Em 2020, filiado ao PSD e com apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), ele concorreu contra o ex-prefeito Maguito Vilela (MDB). No segundo turno, Maguito venceu com 52,60% contra 47,40% de Vanderlan. Natural de Iporá, no oeste de Goiás, ele foi prefeito de Senador Canedo por dois mandatos, entre 2005 e 2010. Candidatou-se duas vezes ao governo do estado, em 2010, um pelo PR e outra pelo PSB, em 2014. Em 2018, foi eleito senador pelo PP. Aos 61 anos, Vanderlan é empresário e proprietário da Micos, que tem três fábricas de produtos alimentícios e de higiene. Nestas eleições, Vanderlan terá como vice o ex-vereador Paulo Daher, do PP.