noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976!

Política

Gustavo Gayer e Professor Alcides se somam a 97 deputados bolsonaristas e votam contra projeto que reduz tarifa de água e esgoto para idosos e pessoas mais pobres

Publicada em 29/02/24 às 20:36h - 10 visualizações

Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976


Compartilhe
Compartilhar a noticia Gustavo Gayer e Professor Alcides se somam a 97 deputados bolsonaristas e votam contra projeto que reduz tarifa de água e esgoto para idosos e pessoas mais pobres  Compartilhar a noticia Gustavo Gayer e Professor Alcides se somam a 97 deputados bolsonaristas e votam contra projeto que reduz tarifa de água e esgoto para idosos e pessoas mais pobres  Compartilhar a noticia Gustavo Gayer e Professor Alcides se somam a 97 deputados bolsonaristas e votam contra projeto que reduz tarifa de água e esgoto para idosos e pessoas mais pobres

Link da Notícia:

Gustavo Gayer e Professor Alcides se somam a 97 deputados bolsonaristas e votam contra projeto que reduz tarifa de água e esgoto para idosos e pessoas mais pobres
 (Foto: Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976)

Em Goiás também votaram contra  Magda Moffato e Daniel Agrobom e Dr. Zacharias Calil (União Brasil).

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria a tarifa social de água e esgoto, reduzindo o valor da tarifa para idosos a partir de 65 anos e familias mais pobres. Pelo projeto serão beneficiados os usuários com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou em cuja família haja pessoa com deficiência e/ou idoso de baixa renda com 65 anos ou mais. A proposta teve origem no Senado e retornará para nova votação dos senadores, por ter sido modificada pelos deputados.

Valor da tarifa
O valor da tarifa social será equivalente ao menor de dois casos:

  • 50% da tarifa aplicável à primeira faixa de consumo (variável em cada município); ou
  • 7,5% do valor base do programa Bolsa Família (hoje em R$ 600). Com isso, esse percentual do valor base corresponderia a R$ 45.

Em qualquer situação, a tarifa mensal diferenciada valerá para os primeiros 15 m³ por residência habilitada ao benefício. O excedente de consumo será cobrado com os valores da tarifa regular.

Pedido de inclusão
Caso pessoa com direito à tarifa não seja incluída automaticamente pela empresa de saneamento, segundo as regras do projeto, o interessado poderá pedir sua inclusão nos escritórios da prestadora do serviço de água e esgoto com documentos de identificação, a folha resumo do CadÚnico ou o cartão de beneficiário do BPC ou o extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS, conforme o caso.

Transparência
O governo federal, os prestadores do serviço e os órgãos reguladores competentes deverão divulgar a existência da tarifa social e a forma de acessá-la, assim como as consequências do não cumprimento das condições previstas.

Anualmente, deverá ser atualizado o número total de famílias elegíveis para a tarifa social e o número total de famílias efetivamente beneficiadas, devendo a ANA publicar a lista de empresas de água e esgoto que estão cumprindo a futura lei.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 99614 1684

Copyright (c) 2024 - Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976
Converse conosco pelo Whatsapp!