noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976!

Política

Gomide e Adriana se destacam na disputa pelas prefeituras de Anápolis e Goiânia

Publicada em 08/07/23 às 12:53h - 13 visualizações

Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976


Compartilhe
Compartilhar a noticia Gomide e Adriana se destacam na disputa pelas prefeituras de Anápolis e Goiânia  Compartilhar a noticia Gomide e Adriana se destacam na disputa pelas prefeituras de Anápolis e Goiânia  Compartilhar a noticia Gomide e Adriana se destacam na disputa pelas prefeituras de Anápolis e Goiânia

Link da Notícia:

Gomide e Adriana se destacam na disputa pelas prefeituras de Anápolis e Goiânia
Onze de Maio 6 de julho de 2023 at 10:45 0  (Foto: Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976)

Pesquisas feitas pelo site Mais Goiás e Diário de Goiás mostram petistas polarizando a corrida eleitoral com Gomide na frente em Anápolis e Adriana empatada tecnicamente com o senador Vanderlan Cardoso em Goiânia

Ao passar os olhos nas pesquisas publicadas pelo Diário de Goiás e pelo Mais Goiás fica a sensação de que em Goiânia as eleições podem repetir, em parte, o cenário de 2020, que foi dominado pelos principais partidos: o MDB, do ex-prefeito Iris Rezende, o PSD, do senador Vanderlan Cardoso e o PT, da Delegada Adriana.

Pelas pesquisas, Vanderlan e Adriana estão empatados na margem de erro, e podem polarizar a disputa. Ambos tem o recall das disputas de 2016 e 2020, são muito conhecidos pelo eleitorado e tem possibilidade de crescimento, se mobilizarem seus nichos eleitorais, no caso de Vanderlan o eleitor evangélico, e no caso de Adriana, os eleitores do presidente Lula.

PSD

A dificuldade de Vanderlan é que sua base eleitoral está em disputa pelos nomes da extrema-direita como o Major Vitor Hugo e o deputado Gustavo Gayer. A inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro pode favorecer, e fazer com que avance neste eleitorado, talvez numa composição com Vitor Hugo na vice.

PT

Para Adriana a boa notícia é que o bolsonarismo que impactou desfavoravelmente em 2020 vem perdendo força e o governo Lula está produzindo boas notícias na economia e na área social, abrindo caminho para o crescimento de seu nome, principalmente se ampliar a aliança com os partidos progressistas e atrair parte do centro para o seu projeto.

MDB

O MDB do vice-governador Daniel Vilela ainda não tem um candidato competitivo, mas está no pareo. A influência do ex-prefeito Gustavo Mendanha, que foi reconhecidamente decisivo na eleição de Maguito Vilela no pleito de 2020 não pode ser ignorada. Mendanha não pode ser candidato por impedimento legal, uma vez que foi reeleito em Aparecida e portanto não pode disputar um terceiro mandato, independente de ser no seu município de origem ou noutro, neste sentido a missão pode ficar para Ana Paula Rezende. Sua pré-campanha precisa impactar o eleitor com a memória do seu saudoso pai, Iris Rezende, prefeito quatro vezes da Capital, e agregar os apoios de Mendanha e do governador Ronaldo Caiado (UB), bem avaliado em Goiânia devido a satisfação dos eleitores com a queda nos índices de criminalidade.

Prefeito

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) também continua no páreo. Tem obras para serem entregues à população e pode reforçar sua base política, com apoio de mais vereadores e lideranças ao seu projeto de reeleição. O melhor cenário seria o respaldo do governo do Estado, mas num quadro com muitos candidatos competitivos, o desafio do prefeito é reposicionar-se para chegar ao segundo turno, onde o jogo pode tomar outra forma.

Gomide

Em Anápolis a ampla vantagem do deputado Antônio Gomide nas pesquisas mostra que o eleitorado do município sente falta de seu estilo de governo, que proporcionou a realização de grandes obras viárias e no meio ambiente e melhorias significativas na educação, saúde e nos serviços públicos.

A pesquisa do site Mais Goiás mostra claramente que o prefeito Roberto Naves (PP) não tem um sucessor à sua gestão. Isto não é incomum. Noutras cidades verifica-se o mesmo como em Rio Verde e em Catalão, onde Paulo do Vale e Adib Elias não conseguiram emplacar nomes para dar continuidade aos seus oito anos de administração.

Bem posicionado no cenário municipal, estadual e federal, Antônio Gomide caminha para retomar os destinos administrativos de Anápolis, e assim como quando foi prefeito, o governo do presidente Lula pode ser seu parceiro na eleição e na administração.

Pesquisa Mais Goiás em Anápolis

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) lidera a pesquisa para a prefeitura de Anápolis. De acordo com o levantamento do Goiás Pesquisa, publicado pelo site Mais Goiás  Gomide está à frente na estimulada com 35,47% contra 10,84% do também deputado estadual Amilton Filho (MDB). Em terceiro lugar está Marcio Correia (MDB), suplente de deputado federal e em quarto, o Major Vitor Hugo (PL) que foi o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro ao governo de Goiás nas eleições de 2022. O ex-deputado federal Alexandre Baldy (PP), que atualmente ocupa a presidência da Agehab é o quinto com 4,11%.

Gomide também lidera na espontânea com 15,44%, em segundo  está o prefeito Roberto Naves (PP) com 10,18%, porém como ele já foi reeleito não pode disputar o pleito. Márcio Correia registra 5,09%; Amilton Filho, 3,61%; Alexandre Baldy, 3,45%. Completam a lista: o vereador Leandro Ribeiro (PP), 1,31%; o suplente Márcio Cândido, 1,15%; o ex-deputado Major Vitor Hugo (PL), 0,99%; a deputada Vivian Naves (PP), 0,66%; o deputado Coronel Adailton (SD), 0,33%; e o vereador Suender, 0,16%.

Metodologia

O Instituto Goiás Pesquisas entrevistou 609 eleitores com 18 anos ou mais de forma aleatória considerando a população finita, com base na estimativa da média populacional, em 102 bairros da cidade, de 26 a 29 de junho. Do montante, 52,71% foram mulheres e 47,29% homens. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%

Pesquisa Diário de Goiás em Goiânia

O site Diário de Goiás trouxe amostra do Paraná Pesquisas onde coloca a possibilidade do ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha (sem partido) ser candidato na Capital. Mendanha já anunciou que irá se filiar ao MDB e deve apoiar a candidatura de Ana Paula Rezenda (MDB), filha do ex-prefeito Iris Rezende Machado (MDB).

Pelo levantamento estimulado, Gustavo Mendanha lidera com 34%, seguido pela deputada federal Adriana Accorsi (PT), que está empatada com o senador Vanderlan Cardoso (PSD), também com 16%. Em quarto lugar está o deputado federal Gustavo Gayer, com 12,1%; o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) soma 5,4%, em seguida surgem o ex-deputado estadual Alysson Lima (PSB), com 2%, o presidente da Câmara Municipal Romário Policarpo (Patriota) com 1,6%. Indecisos somam 3,3%; brancos e nulos, 9,6%.

Noutro levantamento, sem o nome de Gustavo Mendanha, Vanderlan Cardoso (PSD) lidera com 25,8%, Adriana Accorsi (PT) sobe para 18,9%. Major Vitor Hugo (PL) subtitui Gayer e mantém a faixa de 12,6% de votos; o prefeito Rogério Cruz aumenta sua participação para 7,9%, Alysson Lima vai a 4,6% e Ana Paula Rezende surge com 3,9%, em empate técnico com Romário Policarpo que registra 3,2%. Indecisos totalizam 4,9% e votos brancos e nulos dobram chegando a 18,3%.

Metodologia

O Paraná Pesquisas ouviu 761 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 29 de junho e 3 de julho de 2023 por meio de entrevistas pessoais. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança de 95%.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 99614 1684

Copyright (c) 2024 - Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976
Converse conosco pelo Whatsapp!