Mais uma novidade chega para incentivar o uso do transporte público coletivo em Goiânia e Região Metropolitana. A partir de sábado, 11, entra em vigor o Cartão Família, benefício para que as famílias possam melhor usufruir do transporte público coletivo aos sábados, domingos, feriados nacionais e municipais de Goiânia e toda região metropolitana, pagando apenas uma passagem.
O lançamento deste benefício de mobilidade criado pelo Governo de Goiás, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a Prefeitura de Goiânia foi feito nesta tarde no Auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica. Na prática será permitido o cadastro do grupo familiar com um usuário denominado como principal do responsável e, até 5 integrantes, com idade mínima de 5 anos para os membros. “Quanto mais qualidade for dada e quanto maior o custo subsidiário, mais as pessoas vão andar no transporte público”, disse o governador Ronaldo Caiado durante o evento.
O Cartão Família abrange o responsável e mais cinco familiares. Ao apresentar os cartões no validador, será cobrada uma tarifa de R$ 4,30. Para os demais membros do grupo, a viagem será gratuita, gerando economia de até R$ 21,50 por trecho. “Isso nunca foi visto em Goiânia, e jamais existiu em nenhum lugar no Brasil”, comentou Caiado sobre a iniciativa inédita.
Essa economia será bem-vinda para a família do auxiliar de serviços gerais Jefferson José da Costa, sua esposa e os cinco filhos que receberam em mãos do governador e do prefeito de Goiânia seus cartões de embarque. “Esse benefício será de grande importância para nossa família, pois temos parentes em Goianira e também em Aparecida de Goiânia, assim poderemos visitá-los com maior frequência”, comemorou.
Durante a cerimônia o vice-governador Daniel Vilela, enalteceu a manutenção do mesmo valor da tarifa, congelada já há quatro anos e dois meses e destacou a modernização tecnológica em vigor no transporte coletivo metropolitano. “Estamos modernizando o transporte coletivo Região Metropolitana e também no Entorno de Brasília. Temos um sistema de identificação facial referência no país e mantivemos a tarifa congelada desde o primeiro dia do governo”, relembrou.
Em sua fala, o prefeito Rogério Cruz agradeceu a parceria com o governador e os prefeitos da Região Metropolitana para tornar possível a implementação do Cartão Família. “Esse cartão representa o melhor para o cidadão usufruir de um transporte público de qualidade”, destacou. O secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), Adriano da Rocha Lima anunciou para o Eixo Anhanguera um edital que visa o aluguel de 114 ônibus elétricos da Metrobus para começar a operar ainda neste ano. O secretário também destacou em sua fala que existe a intenção de se fazer a reforma de terminais e estações, será assinado um protocolo junto a empresários.
“Não tenho dúvida de que o Caiado e o Governo de Goiás irão entregar, em breve, com muito trabalho, o melhor transporte coletivo do Brasil e referência para os melhores do mundo. Esse é o nosso objetivo”, disse Adriano.
Durante o evento, foram apresentados também 20 ônibus adquiridos pela Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego). Já para o BRT Norte/Sul, serão 60 novos ônibus cuja aquisição foi anunciada para o mês de julho. A previsão é que toda a frota da Região Metropolitana seja renovada até 2025. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, confirmou que o trecho que passa pela Avenida Goiás, no Centro, será liberado dentro de 20 dias. “Estamos de mãos dadas fazendo com que o transporte público cresça, desenvolva e tenha qualidade no serviço apresentado ao cidadão”, sublinhou.