Mais de 100 toneladas de peixes mortos são coletados na cidade portuária de Volos, na Grêcia, desde a última quinta-feira (29/8). De acordo com autoridades do país, as mortes estão ligadas a variações climáticas extremas, que teriam provocado sucessões de enchentes que culminaram no aumento repentino do nível da água em rios da região.
Vídeos mostram a extensão dos danos ambientais. Rios ao Norte de Athenas ficaram tomados por peixes flutuantes, de modo que é impossível ver a água em algumas partes. Representante do governo local, Anna Maria Papadimitriou, afirmou que “há milhares de peixes mortos ao longo do Rio Karla e mais 20 quilômetros ao Leste”.
Mau-cheiro deixado pelas 100 toneladas de peixes mortos afetam comércio local
A Câmara Comercial de Volos afirma que a condição afetou os negócios em 80% nos últimos três dias, principalmente pelo mau-cheiro. Para resolver a situação, traineiras de pesca são utilizadas com escavadeiras para remoção dos peixes, levados para incineração.
A prefeitura reforça que o mau-cheiro é um duro golpe no turismo em Volos e também afeta a vida de moradores. “O fedor repulsivo é sentido por todo a região e afeta toda cadeia de negócios, mas, principalmente, o setor de serviços alimentícios”, disse o prefeito Achilleas Beos à imprensa local.
De acordo com especialistas das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina da Grécia, o caso pode estar relacionado com a mudança abrupta de temperatura provocada por mudanças climáticas severas que resultaram no aumento do nível da água.
*Com informações da Newsweek, ABC News e New York Times
Você pode gostar
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.