Prefeitos bem avaliados pelos eleitores tendem a ser reeleitos. É o que diz o cientista político Alberto Carlos Almeida, autor do livro “A Cabeça de Eleitor”. Em Goiás, há alguns prefeitos que, considerados gestores eficientes, poderão, inclusive, ser candidatos únicos. Listamos sete deles. Porventura, se houver algum adversário nas cidades e se quiser manifestar a respeito, basta entrar em contato com a redação do Jornal Opção e seu nome será devidamente anotado.
Quase todos os listados são filiados ao União Brasil. Um deles é do MDB.
1
Campinorte — Cleomar Martins de Araújo
Cidade do Norte goiano, Campinorte é considerada bem-administrada pelo prefeito Cleomar Martins de Araújo. Do União Brasil.
2
Fazenda Nova — Marcos Vinicius
Experts em ciência política dizem que o município ficou mais “novo”, em termos de gestão criativa e renovadora, devido ao trabalho do prefeito Marcus Vinicius Azeredo Costa. Enfrentá-lo? Quem há de? É do União Brasil.
3
Hidrolândia — José Délio
O jovem José Délio Alves Júnior é considerado um fenômeno político e administrativo. Gestor eficiente, praticamente reduziu a pó as oposições no município. De acordo com um vereador, se alguém quiser perder, num movimento político suicida, é só enfrentá-lo. A vitória tenderá a ser humilhante. Por isso, ao menos até agora, não apareceu candidato para confrontá-lo. Há quem recomende que se fique de olho no político. Do União Brasil.
4
Novo Brasil — Gabriel Gomes Alves de Castro
Jovem, sobrinho de Joaquim de Castro, presidente do TCM-Goiás, Gabriel Gomes Alves de Castro, prefeito no primeiro mandato, é apontado como um dos melhores gestores do Estado. Até agora, não apareceu candidato para enfrentá-lo. Do União Brasil.
5
Mara Rosa — Flávio Divino
Filiado ao União Brasil, o prefeito Flávio Divino Maurício de Moura não tem adversário até agora. De acordo com o deputado estadual Talles Barreto, do UB, o gestor municipal será reeleito. “Ele é eficiente e sério”, resume o deputado.
6
Novo Planalto — Eudes Rodrigues de Araújo
Apontado como um dos melhores prefeitos do Norte de Goiás, Eudes Rodrigues de Araújo é jovem e deve ser candidato a deputado estadual em 2026. É ligado ao vice-governador Daniel Vilela, que o colocou como representante do MDB na região.
7
Perolândia — Grete Elisa
Grete Elisa Balz Rocha é, de acordo com o deputado Virmondes Cruvinel, um fenômeno político e administrativo. “Como gestora eficiente, aplica bem o dinheiro público. O resultado é uma administração aprovada por quase 100% da população”, afiança o parlamentar do UB. (E.F.B.)