(Folhapress) Um balanço raro no ar que causou danos “substanciais” à seção da cauda de um avião da Southwest Airlines durante um voo no mês passado se tornou o foco de uma investigação da Administração Federal de Aviação e da Junta Nacional de Segurança nos Transportes, disseram as agências esta semana.
O avião, um Boeing 737 Max 8, voava a uma altitude de 34 mil pés de Phoenix para Oakland, Califórnia, por volta das 8h, horário do Pacífico, em 25 de maio, quando os membros da tripulação disseram ter experimentado o que é conhecido como dutch roll, disse a NTSB em um comunicado nesta sexta-feira (14).
Um Dutch roll é uma oscilação que cria movimentos simultâneos e de balanço. Acredita-se que o fenômeno tenha sido nomeado por um engenheiro aeronáutico que o comparou a uma técnica tradicional de patinação no gelo popularizada na Holanda.
Se não for corrigido, o balanço pode se tornar mais exagerado, criando um ciclo de feedback perigoso.
“É um movimento estranho do avião, uma oscilação que, se não for amortecida ou interrompida, poderia continuar a piorar”, disse Jeff Guzzetti, ex-investigador de acidentes da FAA e NTSB. “É um ciclo vicioso.”
Dutch rolls acontecem de tempos em tempos, sob determinadas circunstâncias. A maioria dos aviões modernos, incluindo o Max, possui equipamentos para amortecer seus efeitos, de acordo com Guzzetti.