Um tornado provocou mortes e destruição na terça-feira (21) em cidades de Iowa, nos Estados Unidos. Segundo autoridades, que não divulgaram o número de vítimas, a dimensão dos estragos ainda não é totalmente conhecida. Esforços para resgates e buscas de desaparecidos continuaram nesta quarta (22).
Uma das cidades mais atingidas foi Greenfield, que tem cerca de 2.000 habitantes. Imagens da imprensa local mostram um rastro de destruição na região —casas foram reduzidas a estilhaços, detritos ficaram espalhados pelas ruas e turbinas eólicas acabaram derrubadas.
“O tornado devastou boa parte da cidade”, disse o sargento Alex Dinkla, porta-voz da patrulha estadual de Iowa. “E podemos confirmar várias fatalidades”, acrescentou, sem especificar quantas.
Dinkla afirmou ainda que pelo menos uma dúzia de pessoas em Greenfield ficaram feridas. Como o hospital local sofreu danos com a passagem do tornado, as vítimas tiveram de ser levadas para unidades médicas em cidades próximas.
A governadora de Iowa, a republicana Kim Reynolds, afirmou que visitaria Greenfield nesta quarta para avaliar os danos e orientar as autoridades. “Embora seja muito cedo para saber o impacto total da tempestade, as respostas virão nas próximas horas e dias”, disse.
Segundo a governadora, o estado fornecerá todos os recursos para ajudar na recuperação das áreas impactadas. Ela enfatizou que equipes trabalham para fornecer abrigo e alimentação aos moradores atingidos, além de restaurar a energia em milhares de casas na região.