A produção da Anglo American no sistema Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro, no Médio Espinhaço, foi de 5,86 milhões de toneladas (Mt) de minério de ferro no primeiro trimestre de 2024.
O volume representa avanço de 4% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram produzidas 5,65 milhões de toneladas. Mas, se comparado ao trimestre anterior, em que o total produzido foi de 6,57 Mt, houve uma queda de 11%.
Segundo a mineradora, o desempenho da operação em Minas Gerais compensou uma queda de 2% da produção em Kumba, na África do Sul, com resultado de 9,27 Mt no primeiro trimestre deste ano. Ao todo, foram 15,14 milhões de toneladas produzidas nos três primeiros meses de 2024, o que representa estabilidade frente ao mesmo período do ano anterior (15,07 Mt).
A expectativa da empresa é produzir entre 23 a 25 milhões de toneladas de minério de ferro no Complexo Minas-Rio até o final deste ano.
Notícias relacionadas
No relatório trimestral, a Anglo American afirmou que o desempenho refletiu os bons preparativos na mina no final de 2023, com altos níveis de estoque disponíveis para garantir a alimentação do insumo siderúrgico para a produção do primeiro trimestre, apesar das maiores chuvas dos últimos seis anos.
A empresa declarou ainda que a produção de minério no Complexo Minas-Rio também foi beneficiada por melhorias operacionais no circuito e na planta de britagem, que aumentaram a recuperação.
Já na operação de níquel da empresa, localizada em Goiás, a produção do trimestre foi de 9,5 mil toneladas, uma queda de 2% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram produzidas 9,7 mil toneladas. O menor rendimento na planta Codemin, em Niquelândia, foi compensado por teores mais elevados do mineral.
Comparando com a produção do quarto trimestre do ano passado, de 11,1 mil toneladas, houve uma queda de 14%. Até o fim deste ano, a companhia espera atingir uma produção entre 36 e 38 mil toneladas em Goiás.
Vendas de minério do Minas-Rio
O relatório aponta que as vendas de minério, oriundas do Complexo Minas-Rio, diminuíram 9% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
Foram 4,61 milhões de toneladas nos três primeiros meses de 2024, abaixo da produção durante o período. A mineradora declara que a queda é devida principalmente ao momento das vendas. Em comparação ao trimestre anterior, o decréscimo foi ainda maior, de 35%.
Ao todo, a Anglo American relatou vendas de 12,99 milhões de toneladas de minério de ferro no primeiro trimestre deste ano. O resultado representa uma redução de 11% comparado com o mesmo período do ano passado e de 21% com o trimestre anterior.