No último dia 15 de março de 2024, completo 4 anos que sou colunista do Jornal Onze de Maio, e agradeço essa oportunidade ao meu grande amigo Marcus Vinícius redator chefe, por essa longa parceria que vem dando muitos frutos e ajudando as pessoas a entenderem sobre si mesmo e o quando precisamos e podemos evoluir diariamente.
Para comemorar essa data tão especial, escolhi fazer esse artigo com o tema que criei com a mudança da minha vida, High Stakes (alto risco).
No meu momento de transformação, o High Stakes (alto risco) fez todo sentido, justamente porque naquele momento eu teria que deixar todo o transitório e a mesmice lá no passado para dar oportunidade às coisas novas. Naquele momento teria que criar novos desafios, novos riscos para a minha própria vida.
Só dessa maneira a gente consegue evoluir e acompanhar a evolução do mundo que está totalmente exponencial.
Se reinventar já não é mais uma opção. A inovação não vai ter dó de você, está esta vindo com tudo. O mundo está mudando muito rápido.
E você?
Não temos mais tempo para desperdiçar com o que não faz mais sentido para a sua vida. Entender o que quer e aonde quer chegar, é criar um alto risco para vida.
É deixar a zona de conforto para entrar na zona de conflito. Enfrentar o dia a dia como ele realmente é, desafiador, implacável e hostil.
Ser um high stake é saber que a mudança é agora. Ela não foi ontem e nem é amanhã. A mudança é nesse exato momento. Agora.
Hoje vejo nitidamente que o mundo está se desenvolvendo numa velocidade e a população não está acompanhando essa velocidade.
Enquanto as pessoas estão na velocidade dois, o mundo está numa velocidade 10.
Mas André, como isso pode acontecer?
Isso acontece, porque muitos ficam desperdiçando seu tempo em reclamar, falar mal da vida alheia, deixar suas oportunidades passarem e pior, não cria nada de novo e não vive nada de novo.
A tecnologia está avançando de uma forma impressionante trazendo grandes benefícios para o mundo e ainda temos pessoas dizendo que a tecnologia é coisa do diabo.
Isso só mostra o quanto estamos parados sem conseguir dar um passo para frente.
Por exemplo, muitos achavam que jamais poderiam chegar em Marte, mas hoje temos a possibilidade de morar em Marte.
Tudo está evoluindo!
E você?
Aliás sabe o que pode se transformar? O seu trabalho.
Já existem robôs que entendem as nossas tarefas e já executam de uma forma mais precisa e direta. Hoje os neurocirurgiões não realizam uma cirurgia se não estiver acompanhado de um robô.
Existe uma pesquisa que aponta que nos próximos 10 anos 47% dos empregos serão substituídos por máquinas.
O limite da ficção e realidade está cada dia menor.
Nesse contexto todo, qual será o seu papel?
Vai ficar esperando as coisas acontecerem?
Vai aprender a lidar com a mudança?
Vai aprender sobre o que está acontecendo pelo mundo?
Ou vai ficar de braços cruzados só reclamando?
O que você vai fazer?
Tive que aprender a lidar com todas as transformações em minha vida. Isso me fez quebrar coisas dentro de mim que acha que jamais conseguiria fazer.
Uma dessas coisas foi aprender a perdoar. Muitos acham que perdoar é você perdoar as pessoas que te fizeram mal, mas na realidade temos que aprender a perdoar a si mesmo, pois a pessoa que mais faz mal a você, é você mesmo.
Como assim André?
Nós somos responsáveis por tudo que acontece em nossa vida, mas não assumimos isso e preferimos ficar culpando as pessoas. Seja em casa, no local de trabalho ou dentro da sociedade.
Quando algo não dá certo, ou não é realizado, olhamos para os lados e deixamos a nossa responsabilidade para outras pessoas. Fingimos que nada aconteceu.
Ao criar o high stare (alto risco), só assume a responsabilidade pela sua vida e vá atrás daquilo que realmente faz sentido para sua vida.
Não fomos criados para assumir risco ou criar risco. Fomos sim criamos para ficar procurando um culpado para julgar e cobrar o que ele deixou de fazer.
Assumir a evolução mundo, é assumir a evolução da minha própria vida. Nega essa evolução mundial, é negar a sua própria existência.
Mas provavelmente você tenha conhecimento de tudo isso.
Tudo vai mudar, mas a pergunta que fica é:
E você?
Nesse momento algumas pessoas conseguem enxergar o que está acontecendo, mas uma grande parte da nossa população está preocupada e morrendo de medo de tudo isso.
Medo de mudar, medo de evoluir, medo de sair do automático e medo de ser diferente.
Tudo isso acontece porque vivemos preso a certo ou errado. Bom ou ruim, achando que só você sabe de tudo dentro da sua própria verdade.
É por isso que se reinventar não é uma opção, é o único caminho.
O que vai fazer você produtivo daqui a 10 anos, são as mesmas coisas que fazem você ser produtivo hoje.
As pessoas que vão ser mais vem sucessivas daqui para frente, são aqueles que investirem em autodesenvolvimento, autoconhecimento, alta performance e aqueles que treinarem a sua mente.
Com todo esse aprendizado em si mesmo, você inevitavelmente se tornará um high stake. O alto risco será algo normal em sua vida. Sempre na direção daquilo que você deseja.
A tecnologia pode mudar. O mundo pode mudar. Mas pensar sempre será a nossa arma secreta.
Viver o high stake, é viver em alta performance, com uma mente inabalável para viver o dia a dia de forma harmoniosa.
E você está disposto a se tornar um high stake?
Faça por você.
Viva por você.
André Soares Coach | Escritor |Mentor
Telegram: https://t.me/andresoarescoach
Instagram: https://www.instagram.com/andresoares_coach