noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976!

Mundo

Venezuela e Guiana: qual o interesse da Rússia de Putin na disputa por Essequibo?

Publicada em 31/12/23 às 18:48h - 8 visualizações

Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976


Compartilhe
Compartilhar a noticia Venezuela e Guiana: qual o interesse da Rússia de Putin na disputa por Essequibo?  Compartilhar a noticia Venezuela e Guiana: qual o interesse da Rússia de Putin na disputa por Essequibo?  Compartilhar a noticia Venezuela e Guiana: qual o interesse da Rússia de Putin na disputa por Essequibo?

Link da Notícia:

Venezuela e Guiana: qual o interesse da Rússia de Putin na disputa por Essequibo?
 (Foto: Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976)
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e seu homólogo venezuelano, Yvan Gil, realizam uma entrevista coletiva após conversações em Moscou, em 16 de novembro de 2023. – Alexander Zemlianichenko / AFP

BdF – Após negociações mediadas pelo Brasil em 15 de dezembro, Venezuela e Guiana chegaram a um acordo de não ameaçar ou utilizar a força para resolver a disputa territorial pela região de Essequibo. Apesar do aceno diplomático para resolver a disputa por meio do diálogo, a tensão na região expôs interesses geopolíticos mais abrangentes sobre o continente, despertando um posicionamento da política externa da Rússia. O país tem relações historicamente próximas com a Venezuela, sobretudo na contenção dos interesses dos EUA no continente.

Os contatos ativos nas últimas semanas dão o tom da proximidade estratégica entre Moscou e Caracas. No ápice da tensão entre Venezuela e Guiana, em meio à realização do referendo para a incorporação de Essequibo e ao anúncio de manobras militares dos EUA com a Guiana, foi anunciada uma visita de Nicolás Maduro a Moscou em dezembro. Segundo apuração do g1, a informação chegou a gerar “contrariedade” no Palácio do Planalto, que manifestou o receio do continente ser mais um palco de disputa entre Rússia e EUA. Posteriormente a visita foi adiada, mas se mantém na agenda do Kremlin para 2024.

Além disso, na última quinta-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone com o líder venezuelano, Nicolás Maduro, e defendeu uma resolução para a disputa territorial através de meios políticos e diplomáticos. De acordo com o comunicado do Kremlin, durante a conversa sobre a agenda internacional, também “foram enfatizadas a uniformidade de abordagens para a formação de uma ordem mundial multipolar justa, a rejeição de sanções ilegais e a interferência nos assuntos internos dos Estados”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 99614 1684

Copyright (c) 2024 - Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976
Converse conosco pelo Whatsapp!