O encanto e a alegria da cultura italiana estão tomando conta de Nova Veneza, cidade goiana que homenageia suas origens com o 17° Festival Italiano. O evento, que acontece entre os dias 1º a 4 de junho, reúne uma programação diversificada que inclui danças folclóricas, música, gastronomia e muito mais.
Um dos destaques do festival é a apresentação do renomado Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, composto por 24 talentosos dançarinos, que trazem consigo a essência das danças italianas. O grupo, vindo diretamente da cidade homônima de Nova Veneza, em Santa Catarina, promete encantar o público com 13 coreografias, que vão desde as projeções folclóricas até a tradicional Tarantela.
A música também ganha destaque no evento, com a participação especial dos Tenores do Brasil, formado pelo dueto Ricardo Regis & Marcello Zanluchi, acompanhados pela soprano Roseane Soares. Os tenores prometem emocionar o público com interpretações das mais consagradas canções italianas, transportando-os para as paisagens da Itália.
A noite de abertura conta também com o talento da jovem Isadora Cruz, natural da cidade, que começou sua jornada musical no coral de crianças e, aos 18 anos, gravou seu primeiro DVD. Isadora fará uma apresentação solo, levando ao palco a paixão pela música italiana.
O coral Amici Di Venezia, composto por dez adultos da cidade, também se destaca no evento. Com o objetivo de preservar a tradição e a cultura italiana, o grupo apresentará uma mistura musical cultural, incluindo até mesmo um samba traduzido para o italiano.
Com o tema “Uma Itália em Nova Veneza”, o Festival Italiano celebra a história da cidade, que foi formada por colonos italianos há mais de um século. A festa, que já se tornou uma referência, oferece acesso gratuito à população e conta com uma ampla programação dedicada à cultura italiana, com apresentações artísticas, gastronomia típica e muito mais.
Ao todo, o festival reúne 55 expositores nas áreas de artesanato, comida e bebida. Os visitantes terão a oportunidade de saborear deliciosos pratos italianos nos dois restaurantes e na Cantina da Nonna, que é a cozinha oficial do evento. Com cerca de 20 mil porções disponíveis, preparadas por 60 cozinheiras, o cardápio oferece uma variedade de 20 opções irresistíveis.
Confira a programação para a sexta-feira, 2 de junho
19:00 – Jantar na Cantina da Nonna – Praça da Matriz
19:30 – Apresentações culturais, musicais e artísticas locais