A diferença está em seu objetivo e forma de comunicação. Enquanto na publicidade contamos com uma linguagem persuasiva, na notícia relatamos fatos, sem a necessidade de convencer o leitor sobre algo.
Dessa forma, a promoção em uma notícia corporativa ocorre de uma maneira natural. Ao relatar as novidades, conquistas e posicionamentos da sua empresa, o interesse poderá surgir no leitor, sem que haja necessidade de aplicar técnicas persuasivas ao longo do texto.
Isto não significa que uma estratégia seja melhor do que a outra, apenas cumprem papéis e objetivos diferentes.
A publicidade tem o objetivo de tornar algo público para as pessoas, com o objetivo de despertar o desejo de compra nos consumidores, muitas vezes de uma forma apelativa e comercial, estimulando as relações comerciais.
É uma estratégia de marketing desenvolvida para promover um produto, marca ou pessoa, atingir o público alvo e o interesse de compra.
Falar que a publicidade serve somente para despertar o desejo de compra do público é algo limitado, afinal, se ela está tão ativa no nosso dia a dia, também faz parte das nossas vidas. Por esse motivo, os publicitários estão cada vez mais atentos às tendências e aos comportamentos dos consumidores.
A notícia corporativa tem o objetivo de informar a sociedade sobre fatos em um formato jornalístico e de interesse público com fonte e dados que os comprovem. Sendo sempre imparcial, com o texto é informativo, não opinativo.
É dessa forma que divulgamos no DINO conteúdos verdadeiros, ajudando empresas, marcas e pessoas a ganhar mais credibilidade e visibilidade através de grandes meios de comunicação. Assim, conseguimos um melhor engajamento e tráfego orgânico, fortalecendo a sua marca ou empresa por meio da notícia sobre a sua área de atuação.
Agora que entendemos melhor sobre a notícia corporativa e qual o objetivo dela, precisamos saber sobre a publicidade e qual o impacto que ela tem.
Ambos têm a sua relevância para objetivos diferentes.
A publicidade precisa ser desenvolvida por uma equipe criativa e bem preparada para que consiga destacar-se em meio a concorrência. Caso seja bem feita, traz ótimos resultados.
Hoje, por conta do excesso de publicidade, grande parte da população acaba perdendo o interesse em consumi-las. Por isso, algumas empresas optam pelas notícias corporativas.
Através da veiculação de notícias corporativas é possível informar os leitores de maneira mais completa, ao contrário da publicidade que necessita ser sucinta. Essa estratégia enriquece a população com conteúdos de interesse público e menciona a empresa, marca ou pessoa de uma forma que agregue ao texto veiculado.
O DINO auxilia exatamente dessa forma, agregando a sua estratégia de marketing e entregando notícias relevantes, verdadeiras e de interesse ao leitor.
Utilizar um divulgador de notícias como aliado em sua estratégia pode ser uma ótima opção. A exemplo da DINO – maior Agência de Notícias Corporativas do Brasil – onde é possível publicar conteúdo noticioso de marcas e figuras públicas em sites de grande relevância no país.
Após entender melhor sobre esses dois formatos de comunicação, é preciso fazer uma análise sobre onde você está e onde gostaria de chegar, para compreender qual é a melhor estratégia para alcançar o seu objetivo. Vale lembrar que as estratégias não se excluem e podem, inclusive, se complementarem.