Nas Olímpiadas de Paris 2024, o Brasil já enfrentou o Japão em diversas modalidades. No judô, futebol, rugby e no skate street, os japoneses tiveram melhores desempenhos. A onda de vitória japonesa alimentou uma série de memes nas redes sociais. "Não aguento mais ter que ler Japão e Brasil na mesma frase", brinca um internauta. "Hoje um japonês vai estragar meu dia", comentou outro.
O influenciador e humorista Pedro Certezas também brincou sobre a situação. "Sei que tá repetitivo, mas o Japão tá destruindo o nosso país. Não adiantou greve de sushi e não comer mais sashami... Quando a gente menos esperar, no carnaval de 2025 vai está entre Viradouro e Mangueira, e do nada vai surgir o Unidos de Tóquio", afirmou.
No domingo (28/7), o brasileiro William Lima ficou com a medalha de prata após ser derrotado por Hifumi Abe na final. Depois, a Seleção Brasileira de futebol perdeu para as japonesas de virada no final da partida, por 2 a 1, na segunda rodada da fase de grupos.
No skate street feminino, o pódio teve dobradinha japonesa, como Coco Yoshizawa e Liz Akama. A brasileira Rayssa Leal ficou na terceira posição e levou a medalha de bronze. Em mais derrotas para o Japão, a judoca Rafaela Silva foi eliminada por Haruka Funakubo na disputa pelo bronze e Filipe Toledo perdeu para Reo Inaba e foi eliminado no surfe.
O Brasil se saiu melhor apenas no vôlei de praia, com a vitória da dupla Carol e Bárbara por 2 x 0 contra Akiko e Ishii, e no surf com o Gabriel Medina pontuando a maior nota da história: 9.90.