Goiânia sedia, na quarta-feira (14), o Festival Paralímpico Loterias Caixa, no Centro de Reabilitação São Paulo Apóstolo (Crespa), Jardim América. O evento é resultado de parceria da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O festival é alusivo ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, e é organizado a partir das diretrizes do CPB. Em 2023, é realizado em duas oportunidades de maneira inédita, no dia 14 de junho, e no mês de setembro. A programação é voltada para crianças e adolescentes, com e sem deficiência, de escolas públicas e privadas da capital.
Objetivo é conscientizar sobre a importância da inclusão, interação e integração de pessoas com deficiência na sociedade, bem como no esporte. Os participantes podem experimentar, durante o evento, quatro modalidades paralímpicas: parabdminton, vôlei sentado, tênis de mesa e futebol.
A capital recebeu o Festival Paralímpico Loterias Caixa em 2021 e em 2022. O evento contou com a participação de 700 crianças com deficiência física da rede municipal, estadual e particular de ensino, nos dois anos.