Gabriel Mendes, de 24 anos, é atleta do kickboxing desde os 11 anos de idade e vai disputar a primeira luta profissional em maio deste ano.
Em Senador Canedo, esporte é sinônimo de qualidade de vida e muitos títulos. Nos últimos anos, a cidade tem se destacado no cenário esportivo estadual e nacional em diversas modalidades. As conquistas só foram possíveis graças à determinação dos atletas locais, incentivos e investimentos feitos pela atual gestão municipal.
O atleta Gabriel Mendes, de 24 anos, é fruto desse investimento. Aluno da iniciação esportiva da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) há mais de três anos, no último mês ele se tornou o primeiro atleta profissional de MMA na categoria peso pesado.
“Foi uma emoção muito grande quando descobri. Meu professor comentou que tinha um empresário querendo me agenciar. Agora, eu posso ir além e tenho oportunidade de competir mais vezes”, comenta Gabriel, que já tem a primeira luta profissional marcada para o dia 25 de março, em São Paulo, contra um atleta do Corinthians.
Alagoano de nascença, ele começou a treinar kickboxing desde os 11 anos de idade e há seis anos se mudou, junto com a família, para Senador Canedo. Na época, segundo ele, descobriu sobre as aulas gratuitas na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer por indicação e se encantou.
“Lá em Alagoas eu só treinava se pagasse para praticar as aulas. Quando cheguei aqui fiquei impressionado porque as aulas são gratuitas, tem toda uma estrutura e incentivo da Prefeitura”, lembra.
Atualmente, ele também treina, por meio da SEMEL, jiu-jitsu e karatê, e já se tornou campeão brasileiro de jiu-jitsu e goiano de kickboxing e jiu-jitsu.
“Eu quero abrir caminho para outros atletas da cidade e, num futuro, quem sabe, me tornar professor. Vou representar Senador Canedo onde eu for”, relata Gabriel.
Segundo o professor da SEMEL, Anderson Kiyoaki, neste ano a expectativa é de que novos alunos da iniciação esportiva sigam o caminho de Gabriel e também se tornem atletas profissionais.
“É uma sensação diferente ver um atleta que começou na iniciação e agora está no circuito profissional com perspectiva de lutar fora do país. Estamos preparando mais dois atletas para estrearem no MMA ainda neste ano”, salienta Anderson.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) oferece aulas em 17 modalidades em várias regiões da cidade. Somente no último ano, 1.651 alunos foram atendidos pela pasta, o maior número já registrado na cidade.
“Investimos na iniciação esportiva para assegurar inclusão aos deficientes físicos, e também ao esporte de alto rendimento, dando oportunidade para que nossos atletas possam representar a cidade em várias partes do Brasil e do mundo. Queremos formar jogadores e grandes atletas e também oferecer qualidade de vida e valores para toda vida através do esporte”, assegura o prefeito Fernando Pellozo.