Há uma escrita em Goiânia: o governador não consegue eleger seu prefeito. Entretando, a escrita foi quebrada no domingo, 6, quando Sandro Mabel, do União Brasil, foi eleito prefeito da capital com o apoio — decisivo — do governador Ronaldo Caiado.
O Jornal Opção listou todos os prefeitos eleitos da década de 1980 até 2024 (quase 30 anos). Fica provado que o grande vitorioso do pleito de 2024, em Goiânia — e na maioria das cidades de Goiás — foi mesmo Ronaldo Caiado.
1
Daniel Antônio
Da década de 1980 até 2020, o governador Iris Rezende foi o único que conseguiu eleger o prefeito da capital — Daniel Antônio (espécie de Rogério Cruz piorado), que acabou afastado. Ele foi substituído pelo interventor Joaquim Roriz, em março de 1987 — indicado pelo governador Henrique Santillo. Depois, voltou ao poder, por espaço curto de tempo.
A gestão de Daniel Antônio foi caótica, com lixo espalhado pelas ruas e funcionários em greve.
2
Nion Albernaz
Em 1988, Nion Albernaz foi eleito prefeito, vencendo Pedro Wilson, do PT. Era, então, mais candidato de Iris Rezende do que do governador Henrique Santillo. Porém, era do mesmo partido do gestor estadual.
3
Darci Accorsi
Na eleição seguinte, a de 1992, com Iris Rezende novamente no governo, o candidato de oposição em Goiânia, Darci Accorsi, do PT, derrotou o candidato do MDB, Sandro Mabel.
Iris Rezende era um governador forte, estando no governo pela segunda vez, mas não conseguiu fazer o prefeito da capital.
4
Nion Albernaz
Em 1996, Nion Albernaz, agora filiado ao PSDB e sem o apoio do governador Maguito Vilela, do MDB, derrotou os candidatos emedebista, Luiz Bittencourt, e petista, Valdi Camarcio. Estava na oposição.
5
Pedro Wilson
Em 2000, Pedro Wilson Guimarães, do PT, foi eleito prefeito de Goiânia. O petista derrotou Darci Accorsi e Lúcia Vânia.
Lúcia Vânia, do PSDB, candidata do governador Marconi Perillo, foi a terceira colocada.
A oposição ao governador levou.
6
Iris Rezende
Em 2004, com Marconi Perillo no governo, Iris Rezende foi eleito prefeito de Goiânia. O candidato de Perillo, Sandes Júnior, do pP, ficou em terceiro lugar. O segundo colocado foi o então prefeito, Pedro Wilson, do PT.
A oposição ao governador levou.
7
Iris Rezende
Em 2008, Iris Rezende foi reeleito prefeito da capital, derrotando, mais uma vez, o candidato de Marconi Perillo, o deputado Sandes Júnior, do pP. Gilvane Felipe, do PPS, ficou em terceiro lugar.
A oposição ao governador Alcides Cidinho Rodrigues ganhou.
8
Paulo Garcia
Em 2012, o governador Marconi Perillo bancou o candidato Jovair Arantes, do PTB, mas ele foi derrotado por Paulo Garcia, do PT.
Paulo Garcia contou com o apoio de Iris Rezende. Simeyzon Silveira, do PSC, ficou em terceiro lugar.
9
Iris Rezende
Em 2016, Iris Rezende foi eleito prefeito. Era oposição ao governador Marconi Perillo. E contou com o apoio de Ronaldo Caiado.
Foram derrotados Vanderlan Cardoso, do PSB, Delegado Waldir Soares, do PR, Adriana Accorsi, do PT, e Francisco Júnior, do PSD.
A oposição ao governador ganhou de novo.
10
Maguito Vilela
Em 2020, o candidato do MDB, Maguito Vilela, derrotou o candidato do PSD, Vanderlan Cardoso.
O candidato do governador Ronaldo Caiado, do DEM (depois, União Brasil), era Vanderlan Cardoso.
A oposição ao governador ganhou.
Com a morte de Maguito Vilela, assumiu o vice, Rogério Cruz, que deixa a prefeitura no dia 1º de janeiro de 2025.
11
Sandro Mabel
Em 2024, Sandro Mabel, do União Brasil, derrotou Fred Rodrigues, do União Brasil, Adriana Accorsi, do PT, Matheus Ribeiro, do PSDB, Vanderlan Cardoso, do PSD, e Rogério Cruz, do Solidariedade.
A vitória de Sandro Mabel derrubou uma “escrita” de décadas. Havia um truísmo: candidato apoiado pelo governador não ganhava eleição para prefeito de Goiânia.
Em 2024, com Ronaldo Caiado bem avaliado como governador — 86% de aprovação —, Sandro Mabel impôs uma derrota ao candidato bolsonarista, Fred Rodrigues, que os adversários chamam de Fred Diplominha.
A vitória foi ainda mais maiúscula porque Fred Rodrigues era o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A máquina bolsonarista, com seus gabinetes do ódio e muito dinheiro do PL, foi transferida para Goiânia. Mas foi derrotada.
Ronaldo Caiado, com seu candidato Sandro Mabel, impôs a primeira derrota a Jair Bolsonaro. Pode ser a primeira de uma série. (Frise-se que Bolsonaro bancou um candidato em Aparecida de Goiânia, Professor Alcides Ribeiro Filho, e, lá também, sofreu uma derrota acachapante. Aí também o ex-presidente perdeu para Ronaldo Caiado.) (E.F.B.)