Após realizar seu voto, a candidata a prefeita de Goiânia, Adriana Accorsi (PT), deu uma avaliação sobre a campanha do 1° turno e falou das expectativas para o restante do pleito. “Expectativa é de chegar ao segundo turno, se possível em primeiro lugar, pra gente conseguir a vitória e cuidar de Goiânia”, disse a petista. A petista se orgulha de uma campanha “propositiva”, afirma que nem todos os candidatos adotaram essa postura, e conclui dizendo que “me apresentei da forma que nós entendemos correta”.
Ao falar em “respeito” e “diálogo” mesmo com aqueles de ideias opostas, a delegada agradece a resposta que teve da população durante sua campanha de 1° turno. Ela compartilha sua agenda para o dia: acompanhar a votação de Jerônimo, seu vice, ir na escola em que estudou, na sequência para o Jardim Nova Esperança, onde “sempre visito em todas as eleições, visitava junto com meu pai”. Accorsi acompanha o início das apurações com sua família, e próximo ao fim, retorna ao diretório de sua campanha.
Seu candidato a vice-prefeito, professor Jerônimo, a acompanhou na votação, que aconteceu no setor Jaó. Também orgulhoso da campanha “propositiva”, ele afirma que “nossa expectativa é que tenhamos o segundo turno e a partir de amanhã começar o trabalho para apresentar para a população o nosso plano de governo”.
O professor também reforça a gratidão e expectativa positiva pela recepção da campanha nos primeiros 45 dias, e garante que o foco da equipe foi “apresentar o que a gente realmente pensa para Goiânia”.
O Secretário Executivo de Relações Institucionais da Presidência República, Olavo Noleto, acompanhou Adriana. Também reforçando o caráter propositivo da campanha da petista, Noleto coloca fala em “requalificação da política”. O secretário de Lula coloca que “política é o lugar do debate generoso de propostas, de ideias, de teses e de caminhos para a cidade e para o país”.
Leia também: Adriana Accorsi e Olavo Noleto almoçam em Brasília
Com 26,8%, Sandro Mabel se distancia na liderança das intenções de voto
Ele coloca Adriana Accorsi como “a nova estrela do PT, é a nova a nova esquerda do país”, ao reforçar o quão bem recebida foi a campanha da delegada pela cúpula nacional do partido. Para ele, política é lugar de “dignidade, carinho, não é uma guerra entre inimigos” e conclui dizendo que a candidata consegue não “se prender aos debates mesquinhos que a campanha falsa ideológica da ultra direita, imposta da forma raivosa como alguns se colocam”. Ele finaliza dizendo que “o tempo todo elogiamos a figura do senador Vanderlan”.
Pensando em um eventual segundo turno, o petista afirma que é importante considerar o “silêncio do eleitor” e que se deve esperar o encerramento do 1° turno para planejar o segundo turno. Entretanto, seguindo o que apontam as pesquisas mais recentes, caso Accorsi e Mabel caminhem para o segundo turno, “é claro que vamos buscar” o apoio do senador, coloca Noleto.
Intenção de voto
Segundo levantamento realizado pelo Opção Pesquisas entre os dias 23 e 25 de setembro em Goiânia, Sandro Mabel (UB) se distanciou para fora da margem de erro (de 3 pontos percentuais) como candidato a prefeito com maior intenção de votos: 26,8%. Ele é seguido por Adriana Accorsi (PT), que tem 19,7% das intenções de voto. Vanderlan Cardoso (PSD) tem 14,8%; Fred Rodrigues (PL) tem 10,9%; Matheus Ribeiro (PSDB) tem 6,3%; Rogério Cruz (Solidariedade) tem 4,4%; e Professor Pantaleão (UP) tem 0,5% das intenções. Indecisos são 10% e nulos e brancos somam 6,7%.