Aliados em nível estadual, o União Brasil (UB), partido do governador Ronaldo Caiado, e o MDB, legenda do vice-governador Daniel Vilela, vão trilhar caminhos distintos no apoio a candidatos de municípios goianos de destaque. A decisão das legendas, lideradas por seus filiados mais proeminentes (Caiado preside o UB em Goiás, e Vilela, o MDB), no entanto, vai convergir de um jeito ou de outro para candidatos simpáticos ao projeto da base governista, mesmo que nem a integrem.
Em Anápolis, cidade com quase 400 mil habitantes, a pré-candidata apoiada pelo governador e também pelo prefeito Roberto Naves (Republicanos) é a servidora pública Eerizania Freitas. Na última pesquisa divulgada pelo instituto Opção Pesquisas, ela aparece com 4,3% das intenções de voto, atrás de Antônio Gomide (PT), que tem 38,3%; de Márcio Corrêa (PL), que conta com 32,5%, e José de Lima (PMB), que aparece com 5,4%.
Mesmo sendo membros de peso da base caiadista, Vilela e seu partido parecem ter optado por um nome que, conforme mostrado pelas pesquisas até agora, tem mais chances que Eerizania de alcançar Gomide na corrida pela Prefeitura de Anápolis, e declararam apoio a Márcio Corrêa, pré-candidato bolsonarista que figura em segundo lugar nos levantamentos de intenção de voto.
O apoio emedebista a Corrêa não parece incomodar Caiado, pelo contrário: apesar de agora disputar contra um nome apoiado por ele, Márcio Corrêa tem boa relação com o governador e, caso seja eleito prefeito anapolino, deve contar com a ajuda do MDB como “ponte” para se consolidar na base governista. Uma fonte graduada de UB chegou a dizer à reportagem que já está definido que os emedebistas estarão com Corrêa, e que o governador não vai impor sua pré-candidata à legenda.
Já em Senador Canedo, município da Região Metropolitana de Goiânia que conta com mais de 155 mil habitantes, o apoio do MDB a um pré-candidato diferente do da base passa por um acordo que surte efeitos em outro município. Isso porque o senador e pré-candidato em Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD), teria proposto a Daniel Vilela que o MDB apoiasse sua esposa, a pré-candidata Izaura Cardoso (PSD), em Senador Canedo, e em troca o PSD apoiaria Leandro Vilela (MDB), nome da base em Aparecida de Goiânia.
A aliança parece ter surtido efeito, já que o PSD fechou apoio a Vilela em Aparecida, e o MDB canedense caminha para fechar com Izaura. O movimento, inclusive, deve ocorrer a contragosto de parte do diretório municipal, que declarou publicamente em diversas ocasiões que quer caminhar com o atual prefeito e candidato à reeleição, Fernando Pellozo, que é justamente o nome escolhido pela base governista para disputar o pleito.
Leia também:
MDB rebate boatos e confirma aliança com PSD em Senador Canedo
MDB realiza convenção municipal com outros 6 partidos em Aparecida