Imunização pode ser solicitada presencialmente, ou por telefone, junto aos Distritos Sanitários de Saúde
Em 2024, Goiânia já vacinou 361 pessoas acamadas em suas casas. O serviço oferecido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa garantir que todos tenham acesso às vacinas, sejam acamados, ou aquelas pessoas que possuem algum tipo de limitação, mesmo que provisória, mas que os impeça de ir até a uma unidade de saúde.
“Atendemos inclusive aquelas pessoas que, temporariamente, por conta de sua condição de saúde, possuem dificuldades de locomoção. Pode ser um paciente politraumatizado, ou que passou por uma cirurgia, um idoso que está se sentindo fraco, ou seja, qualquer pessoa que não tenha condições de ir até onde está a vacina”, explica a coordenadora de Imunização da SMS, Tullyanne Alves.
Em 2023, 1.417 moradores de Goiânia foram vacinados em domicílio. Neste ano, para que ninguém fique sem ser vacinado, a secretaria está reforçando o serviço. “Nossas equipes estão completas e atentas aos chamados, que podem ser realizados pelos familiares nos sete Distritos Sanitários de Saúde”, informa a coordenadora.
A vacinação domiciliar pode ser solicitada presencialmente no distrito mais próximo da residência, ou via telefone (veja lista no final da matéria). Será necessário fornecer algumas informações básicas como nome completo, data de nascimento, endereço e número do cartão SUS. Em algumas situações é necessário relatório médico que comprove se o paciente pode mesmo tomar aquele imunizante.
As vacinas mais procuradas são contra Influenza, Covid-19 e Pneumo 23, imunizante que protege contra doenças causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias e meningites. “Esse é um serviço de extrema importância, por meio dele é possível dar mais proteção àquelas que já são mais suscetíveis às doenças como a Influenza e Covid-19”, conclui Tulyanne.