noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976!

Cidade

Seca extrema pode ter agravado desmoronamento que engoliu vila no interior do Amazonas; entenda

Fenômeno chamado de \'terras caídas\', causado pela erosão do solo, é comum na região. Duas pessoas morreram e três seguem desaparecidas após queda de barranco no fim de semana.

Publicada em 02/11/23 às 13:31h - 35 visualizações

Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976


Compartilhe
Compartilhar a noticia Seca extrema pode ter agravado desmoronamento que engoliu vila no interior do Amazonas; entenda  Compartilhar a noticia Seca extrema pode ter agravado desmoronamento que engoliu vila no interior do Amazonas; entenda  Compartilhar a noticia Seca extrema pode ter agravado desmoronamento que engoliu vila no interior do Amazonas; entenda

Link da Notícia:

Seca extrema pode ter agravado desmoronamento que engoliu vila no interior do Amazonas; entenda
 (Foto: Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976)

O rio Purus, que banha o município de Beruri, onde ocorreu a tragédia, é um dos que constam do levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao governo federal, sobre os rios em situação crítica, com vazão abaixo da média.

O professor da Ufam ressalta que, quanto maior a seca do rio, que é periódica, e mais alto for o barranco, maior a força da gravidade exercida. "Em geral, há sinais de que isso vai acontecer e as pessoas conseguem sair, o rio espuma e racha na margem", explica.

Bombeiros e Defesa Civil ainda procuram sobreviventes do deslizamento de uma vila no Amazonas
--:--/--:--

Bombeiros e Defesa Civil ainda procuram sobreviventes do deslizamento de uma vila no Amazonas

⚠️ Embora ainda não seja possível fazer uma análise da sucessão de fatores, o pesquisador da USP pondera que as secas influenciam na criação de rachaduras no solo, que podem intensificar os deslizamentos.

“A seca pode gerar trincas no solo, que está pressionado por estar encharcado. Essas trincas podem contribuir para um primeiro desbarrancamento e, como está tudo muito instável, qualquer coisa pode causar um deslizamento, que acaba sendo mais intenso”, explica Marinho.

Causas da seca

🔥🌊 A seca prolongada e fora do normal nos rios da Amazônia, que tem castigado milhares de moradores na região, está relacionada, segundo especialistas, à combinação de dois fatores que inibem a formação de nuvens e chuvas: o El Niño (que é o aquecimento do oceano Pacífico) e a distribuição de calor do oceano Atlântico Norte.

Apesar de os reflexos dos dois fenômenos ocorrerem em regiões diferentes da Amazônia, o aquecimento das águas do oceano desencadeia um mecanismo de ação similar sobre a floresta: a redução de chuvas na região, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Com isso, o início do período de chuvas, que deveria ser em novembro, vai atrasar.

A estiagem é mais grave na chamada Amazônia Ocidental, composta por Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas.

Os bancos de areia, que a cada dia que passa ficam mais visíveis e extensos, devem aumentar de tamanho com a persistência da seca. Além da navegação, os desdobramentos podem ser sentidos na pesca, na agricultura e no equilíbrio ambiental.

No mapa abaixo, a área marrom indica previsão de chuva no Norte abaixo da média nos próximos três meses.

Previsão de chuva na região amazônica — Foto: Arte/g1

Previsão de chuva na região amazônica — Foto: Arte/g1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 99614 1684

Copyright (c) 2024 - Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976
Converse conosco pelo Whatsapp!