O Acampamento Terra Livre (ATL), maior mobilização indígena do mundo, chegou à sua 21ª edição em 2025, reunindo mais de 200 povos de todas as regiões do Brasil. Na manhã desta terça-feira (8/4), foi realizada a marcha “Apib Somos Todos Nós: Nosso Futuro não está à venda!”, que percorreu a Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. O ato reuniu milhares de indígenas com cantos tradicionais, cartazes com palavras de ordem e rituais, reivindicando direitos, políticas públicas e a demarcação de seus territórios.
A manifestação levou para dentro do Congresso as vozes e as pautas dos povos originários, reforçando a importância da presença indígena nas decisões políticas. Foi realizada uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados em homenagem à mobilização, que contou com autoridades como a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo; a presidente da Funai, Joenia Wapichana; e a deputada federal Célia Xakriabá (PSol-MG).
Na abertura da sessão, Xakriabá destacou o avanço da ocupação indígena em espaços institucionais. “Esse é o Congresso Nacional que sonhamos para o futuro. Esse é o Congresso de um Brasil que começa por nós”, afirmou, valorizando especialmente o papel das mulheres na chamada “bancada do cocar”.