noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976!

Brasil

Marcha e sessão solene marcam 2º dia da 21ª edição do Acampamento Terra Livre

Com marchas, discursos e homenagem no Congresso, indígenas reforçam a luta por direitos, proteção dos territórios e protagonismo político

Publicada em 09/04/25 às 07:25h - 18 visualizações

Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976


Compartilhe
Compartilhar a noticia Marcha e sessão solene marcam 2º dia da 21ª edição do Acampamento Terra Livre  Compartilhar a noticia Marcha e sessão solene marcam 2º dia da 21ª edição do Acampamento Terra Livre  Compartilhar a noticia Marcha e sessão solene marcam 2º dia da 21ª edição do Acampamento Terra Livre

Link da Notícia:

Marcha e sessão solene marcam 2º dia da 21ª edição do Acampamento Terra Livre
 (Foto: Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976)
Na manhã desta terça-feira (8/4), foi realizada a marcha "Apib Somos Todos Nós: Nosso Futuro não está à venda!", que percorreu a Esplanada dos Ministérios até o Congresso - (crédito: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

O Acampamento Terra Livre (ATL), maior mobilização indígena do mundo, chegou à sua 21ª edição em 2025, reunindo mais de 200 povos de todas as regiões do Brasil. Na manhã desta terça-feira (8/4), foi realizada a marcha “Apib Somos Todos Nós: Nosso Futuro não está à venda!”, que percorreu a Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. O ato reuniu milhares de indígenas com cantos tradicionais, cartazes com palavras de ordem e rituais, reivindicando direitos, políticas públicas e a demarcação de seus territórios.

A manifestação levou para dentro do Congresso as vozes e as pautas dos povos originários, reforçando a importância da presença indígena nas decisões políticas. Foi realizada uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados em homenagem à mobilização, que contou com autoridades como a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo; a presidente da Funai, Joenia Wapichana; e a deputada federal Célia Xakriabá (PSol-MG).

"Bancada do cocar"

Na abertura da sessão, Xakriabá destacou o avanço da ocupação indígena em espaços institucionais. “Esse é o Congresso Nacional que sonhamos para o futuro. Esse é o Congresso de um Brasil que começa por nós”, afirmou, valorizando especialmente o papel das mulheres na chamada “bancada do cocar”.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 99951 6976

Copyright (c) 2025 - Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976
Converse conosco pelo Whatsapp!