Um surto de H1N1 afeta a rotina de uma escola da rede particular de ensino de Aparecida de Goiânia desde a última quinta-feira (10/10). A manifestação é um das manifestações provocadas pelo vírus influenza, também conhecido como gripe. Trata-se de uma infecção viral aguda que afeta as vias respiratórias com grande potencial de transmissão.
A influenza possui várias cepas, incluindo os tipos A, B e C. Segundo o Ministério da Saúde, a H1N1 – também chamada de Gripe A, tem, entre os principais sintomas, febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e dor de cabeça. E em alguns casos, pode evoluir para complicações graves, especialmente em grupos vulneráveis com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos, o que pode levar a morte.
Surto de H1N1 em escola de aparecida pode ter causado morte de criança de 5 anos
Na mencionada escola, uma criança de 5 anos contaminada com o vírus H1N1 morreu na última segunda-feira (14/10). A suspeita é de que o óbito tenha sido provocado pela doença, mas Vigilância Sanitária do município ressalta que apenas o laudo, ainda em produção, pode confirmar o motivo real da morte.
O contexto da instituição, porém, é de surto. Desde a última quinta-feira (11/10), a escola registrou 25 testes positivos para H1N1. Os contaminados são alunos, parentes e profissionais da escola.
Conheça os principais sintomas e veja como se proteger da doença.