Celebrando o dia de Nossa Senhora de Aparecida neste sábado (12), a cidade de Anápolis possui uma forte ligação com a santa, proclamada como a padroeira do Brasil.
No entanto, a conexão do município vai muito além da história da santidade, se entrelaçando por meio de uma tragédia, ocorrida em 08 de setembro de 1998.
À época, 55 romeiros voltavam de uma excursão no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e se envolveram em um acidente, que ocasionou a morte deles.
O grupo, que trafegava pela Rodovia Anhanguera, rumo a cidade de Anápolis, foi pego de surpresa ao encontrar um caminhão com 26 mil litros de diesel e 6 mil litros de gasolina tombado na pista.
Assim, por conta de uma enorme nuvem de fumaça no local, dois ônibus que carregavam os romeiros não conseguiram parar a tempo, atingindo a carga tomada pelas chamas.
Com isso, 55 dos religiosos nos veículos acabaram perdendo a vida devido uma explosão causada pelo impacto, carbonizando a maior parte dos corpos.
Hoje, 26 anos após o ocorrido, restaram 43, dos 98 devotos de Nossa Senhora Aparecida sobreviventes do acidente.
Como forma de homenagem às vítimas, em 05 de janeiro de 2023, a praça que funciona como lembrança dos romeiros foi tombada como patrimônio histórico do município.