A Secretaria Estadual de Saúde do estado de Goiás (SES-GO) oferece, atualmente, à população 20 vacinas pela rede pública. Os imunizantes são destinados às crianças, adolescentes, adultos e gestantes, e podem ser encontrados nas unidades de saúde da rede estadual. Neste semestre duas vacinas tiveram seu grupo focal ampliado: os imunizantes contra o HPV e a dengue.
O HPV é uma doença causada pelo papilomavírus humano que pode causar desde verrugas na pele e em mucosas, até feridas precursoras de câncer. Conforme informa a SES-GO, o imunizante era oferecido, em 2014, para as meninas de 11 a 13 anos. Em 2017, a oferta foi ampliada em 2017 e também começou a contemplar os meninos. Desde então, a vacina só esteve disponível para a faixa etária entre 9 e 14 anos, para ambos os sexos.
Em julho deste ano, o Ministério da Saúde também incluiu no público da vacina as pessoas de 15 a 45 anos que tomam Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). O PrEP é um tratamento oferecido pela rede pública de saúde no qual se faz uso cotidiano de um comprimido que coloca substância na corrente sanguínea que consegue matar o vírus do HIV antes que infecte uma célula, ou seja, um tratamento contínuo para prevenir a infecção com o vírus do HIV. Basta ir a uma unidade de saúde com documentação e comprovante de realização da PrEP, e solicitar a vacina.
Outro imunizante que teve sua oferta ampliada ainda no primeiro semestre deste ano foi a vacina Qdenga contra a dengue. No início do ano, na rede pública, a imunização só acontecia em adolescentes de 10 a 14 anos. Entretanto, devido ao surto de dengue e a baixa procura, em abril, foi ampliada a oferta para o grupo de 6 a 16 anos.
Leia também: Saúde remaneja vacinas contra dengue de Goiânia para evitar perda de doses
Centro Municipal de Vacinação é fechado para reforma e vacinas serão aplicadas em outros locais
Para além dos 20 imunizantes atualmente disponíveis nas unidades de saúde, a SES-GO reforça que existem outras vacinas disponíveis durante campanhas específicas, como é o caso das campanhas contra a influenza.
Confira abaixo a lista completa de imunizantes regularmente oferecidos pela rede estadual e os grupos-alvo:
* BCG – Crianças recebem ao nascer até os 4 anos 11 meses e 29 e dias
* Hepatite B – Crianças ao nascer, gestantes em qualquer faixa etária e idade gestacional.
* Pentavalente – Está disponível para crianças de 2 meses até 6 anos, 11 meses e 29 dias.
* VIP – Crianças a partir de 2 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias.
* Rotavírus – Crianças de 2 e 4 meses de idade.
* Pneumocócica 10 valente – Para crianças de 2 anos a menores de 5 anos, com indicação clínica especial.
* Pneumocócica 23 – Indicada para usuários com condições clínicas especiais, usuários a partir de 60 anos e mais em condições especiais e na rotina de vacinação dos indígenas.
* Meningocócica C conjugada – Para crianças de 2 meses até 4 anos de idade.
* Meningocócica ACWY – Adolescentes de 11 e 12 anos, 11 meses e 29 dias.
* Febre Amarela – Para crianças a partir de 9 meses e adultos em qualquer idade. Contraindicada habitualmente em pacientes imunossuprimidos.
* Tríplice Viral – Crianças a partir de 12 meses de idade.
* Hepatite A – Crianças com 15 meses de idade até 4 anos 11 meses e 29 dias e pessoas imunossuprimidas.
* DTP – Crianças a partir de 15 meses de idade a menores de 7 anos de idade.
* VOP – Crianças a partir de 15 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias.
* Tetra viral – Crianças a partir de 15 meses de idade.
* Varicela – Crianças com 4 anos até 6 anos 11 meses e 29 dias, profissionais saúde.
* HPV – para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade e para pessoas de 15 a 45 anos que tomam Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).
* Dupla adulto – dT – a partir de 7 anos de idade.
* DTpa – Gestantes e profissionais de saúde e casos especiais.
* Covid-19 – Indicada para toda a população entre 6 meses e 4 anos e 29 dias na rotina do calendário vacinal infantil, pessoas com mais de 60 anos e mais, gestantes, puérperas e população indígena e outros grupos prioritários.