Presente no lançamento do movimento Somar Por Goiânia, o secretário-executivo das Relações Institucionais, Olavo Noleto, sugeriu que o senador Vanderlan Cardoso (PSD) saísse da disputa e apoiasse Adriana Accorsi (PT). Em retorno, ele teria aliança com os petistas para tentar ser governador em 2026.

Questionado sobre um possível recuo para apoiar a candidatura do senador, ele respondeu que deseja o oposto. “Pelo contrário, nós queremos o Vanderlan Cardoso governador, apoiando a Adriana Accorsi [para a Prefeitura de Goiânia]”, clama Noleto.

“Sem precipitar, nos falamos da intenção de unir as forças para disputar um projeto em Goiás, com ele [Vanderlan] liderando”, ressalta Noleto, logo após fala no evento. “Ele tem a candidatura dele, nós temos a nossa [Adriana], respeitamos isso. Agora é preciso dizer que precisamos isolar os extremos que destroem a política, como o bolsonarismo”, justifica.

“Vanderlan Cardoso até pode ser candidato contra nós na eleição municipal em Goiânia,  mas isso não transforma ele em inimigo”, pontua o secretário-executivo. Ao mesmo tempo, ele também relembra que o PT e o PSD já realizaram conversas a respeito de alianças.

Apesar do cenário nacional ser de aproximação entre as duas siglas, a situação em Goiás segue mais problemática. Pessoas de dentro do PSD consideram o partido “mais à direita” no Estado, o que pode atrapalhar os planos.

Entretanto, Noleto também defendeu que PT busque uma aliança mais ampla no processo eleitoral. Além dos partidos mais próximos e outros de esquerda política, ele defende a inclusão de siglas de direita.

“A direita é legítima, acho que um projeto liberal para o País é legítimo e tem espaço para disputar o poder. Agora, outra coisa é a negação política que o bolsonarismo pratica. (…) Essa negação precisa ser diminuída a cada dia porque enfraquece a democracia”, explica Noleto.

Por fim, o titular das Relações Institucionais do governo federal também não descarta uma união com outros partidos contra o bolsonarismo, mesmo com várias candidaturas. “Dividir para somar no final é um caminho”, menciona.