O Gazeta do Povo, jornal de orientação bolsonarista, e a Revista Veja, de centro-direita, observam que candidato ligado ao presidente Jair Bolsonaro segue atrás na disputa.
Com a manchete “Petista supera candidatos de Bolsonaro e Caiado na 3ª maior cidade de GO”, a Revista Veja destacou a liderança do deputado estadual Antônio Gomide (PT) na corrida eleitoral em Anápolis. O Jornal Gazeta do Povo, que é linha de transmissão do pensamento bolsonarista, fez um título mais técnico: “Instituto Paraná Pesquisas divulga intenções de voto para a prefeitura de Anápolis (GO)”.
A pesquisa mostra, sobretudo, que na hora de escolher o candidato a prefeito, o eleitor está de olho no perfil dos candidatos, e não no apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou do presidente Lula (PT) aos candidatos.
Gomide lidera na estimulada e na espontânea
O levantamento do Paraná Pesquisas foi contratado pelo Diretório Nacional do PL (Partido Liberal), legenda do candidato Márcio Corrêa, que aparece em segundo lugar na amostra. Na estimulada, ex-prefeito Antônio Gomide (PT) tem 44,8% das intenções de voto, enquanto o empresário Márcio Correa (PL) registra 32,9%. Na sequência aparecem José de Lima (PMB) com 4,9%; Eerizania Freitas (União Brasil) com 2,4%; Hélio Lopes (PSDB) com 1,4% e Lisieux Borges (PSB) com 1%.
Numa segunda estimulada, sem o nome da secretária Eerizânia (UB), Gomide sobe para 45,8% e Corrêa oscila e vai a 33,4%. Zé de Lima fica com 5,4%, Hélio Lopes vai a 1,9%. Nenhum/Branco/Nulo somam 9,0% e 4,6% Não sabe/Não respondeu.
Metodologia: De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, a pesquisa, que foi encomendada eplo Partido Liberal (PL), está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º GO-02134/2024 para o cargo de Prefeito. Na amostra foi utilizada uma amostra de 800 eleitores. Tal amostra representativa do município de Anápolis atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.
Detalhe: na matéria, o Gazeta do Povo erra os partido de Márcio Corrêa, dizendo que ele é do MDB, e de José de Lima, como se fosse filiado ao PL. Na verdade Márcio Correia se filiou ao PL e José de Lima está no PMB. A Veja também comete uma gafe na matéria: “Dentista, Gondim (Gomide) é filiado desde 1992 ao PT, único partido no qual esteve em toda a sua carreira política”. A revista, no entanto, acerta ao descrever Anápolis como “um dos principais polos industriais do estado e um dos maiores PIBs da região Centro-Oeste”.