Divino Lemes (PSDB) é conhecido, em Senador Canedo, como “cavalo boliguaio” (mix de boliviano e paraguaio) — começa em primeiro, num galope feroz e, no meio do caminho, cansa e é ultrapassado.
A rejeição de Divino Lemes costuma ser campeã. É outra pedra no seu caminho.
A empresária Izaura Cardoso (PSD), que mora no Alphaville, em Goiânia, achou que iria chegar abafando — logo aparecendo em primeiro lugar. Porém, mesmo com uma pré-campanha que parece campanha, a mulher do senador Vanderlan Cardoso não decolou. De acordo com fontes locais, permanece em terceiro lugar — atrás de Fernando Pellozo e de Divino Lemes.
Por que, se Vanderlan Cardoso (PSD) é bem avaliado na cidade, Izaura Cardoso tem rejeição considerável? Um cientista político tenta explicar: “Os eleitores pensam mais ou menos assim — Izaura é mulher de Vanderlan, mas não é Vanderlan”. Um ex-prefeito acrescenta: “Falta empatia entre os canedenses e Izaura. Ela é vista como madame, como uma pessoa orgulhosa e distante da maioria das pessoas”.
Fernando Pellozo (União Brasil) é bem-visto pelos eleitores, ainda que tenha alguma rejeição (menos do que Divino Lemes, para ficar num exemplo). Segundo Misael Oliveira, o prefeito cresceu nas pesquisas de intenção de voto. “Com o controle da máquina, é um pré-candidato consistente.”
Misael Oliveira é pré-candidato a prefeito pelo Agir. Ele tem dito que levará a campanha até o final. Entretanto, na base governista em nível estadual, comenta-se que o ex-prefeito da cidade — um dos melhores da história do município, mas com uma política de comunicação tão frágil quanto a de Fernando Pellozo (e teria sido “perseguido” por Vanderlan Cardoso por não aceitar cabresto) — pode se aliar com o Fernando Pellozo.
Uma chapa com Fernando Pellozo para prefeito e Misael Oliveira na vice é considerada altamente consistente. Há quem avalie, na base governista, como possivelmente “imbatível”.
Cristiane Pina corre por fora, mas os eleitores ficam indecisos. Ela é pré-candidata, mas seu marido, o deputado Júlio Pina, é quem mais aparece. Os eleitores ficam na dúvida: afinal, quem é o candidato?
O jornalista Alexandre Braga, do Agir, também está posicionado. Mas atrás de Fernando Pellozo e de Divino Lemes.
O fato é que a disputa em Senador Canedo está aberta. Divino Lemes é o “melhor” candidato para ser derrotado, dada a história de que se trata de um “cavalo boliguaio”, mas é preciso ressaltar que já venceu outras vezes, quando era também muito rejeitado.
Izaura Cardoso é bancada pela força do dinheiro do milionário senador Vanderlan Cardoso. Fernando Pellozo, por ser prefeito, conta com a estrutura da máquina. Aliados sugerem que melhore a saúde e a distribuição de água. (E.F.B.)