Na Avenida Paulista, Ex-presidente mobilizou sua base com discurso messiânico, com fortes doses de vitimismo, para sustentar sua campanha em 2026
Marcus Vinícius de Faria Felipe
Quem estiver esperando apoio de Bolsonaro para ser candidato a presidência da República em 2026 pode esperar sentado, de preferência, numa espreguiçadeira, porque vai cair no sono de tanto esperar.
Bolsonaro não vai pedir votos para ninguém. O candidato em 2026 será ele mesmo.
Ué, mas ele não está inelegível?
Está sim, até 2030. Acontece que não existe “diploma de inelegível”. A Justiça Eleitoral confere o diploma de eleito, portanto, nada impede que, mesmo preso, Bolsonaro se lance candidato à sucessão do presidente Lula.
Bolsonaro fará campanha da cadeia. Ele não vai passar o bastão para ninguém. Na urna eletrônica vai estar o nome Bolsonaro. Ele sabe que será impossível reverter a inelegibilidade, mas fará campanha assim mesmo, e na hora do registro da chapa no Tribunal Superior Eleitoral, o PL vai ser registrar a candidatura de Michelle BOLSONARO, ou Flávio BOLSONARO. Ao fim e ao cabo, terá Bolsonaro na urna eletrônica, após uma pré-campanha com forte apelo emocional.
Para tirar o “mito” da cadeia, com um presidente que conceda a anistia, seus fiéis apoiadores irão votar num BOLSONARO, seja na esposa ou no filho 01.
E o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, vai apoiar esta estratégia, pois sabe que esta campanha emotiva, apelativa vai garantir a reeleição de boa parte dos seus mais de 90 deputados federais.
Simples assim.
Se você, caro leitor, não acredita nisso, faça uma a análise dos discursos no ato da Avenida Paulista.
O tom foi o mesmo de um culto neopentecostal.
Bolsonaro não falou para eleitores. Falou para fiéis fanáticos.
Bolsonaro não fará uma campanha em 2026: fará uma Cruzada!
“Meu Deus, esse povo brasileiro não merece estar vivendo por esse momento. “Hoje, tão poucos, pouquíssimos, causam tantos males a todos nós. Nós sabemos que o mal não é eterno. Mas lá, na caixa de ferramenta, que é a Bíblia cristã, está escrito que nós devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance. Quando não for mais possível, entreguemos nas mãos de Deus”, discursou Bolsonaro.
Michelle aumentou a dose da pregação:
“Sim, por um bom tempo formos negligentes ao ponto de dizer que não poderiam misturar política com religião. E o mal tomou e o mal ocupou o espaço. Chegou o momento, agora, da libertação. ‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’ foi o versículo que ele [Bolsonaro] usou em toda campanha e eu creio que isso foi gerado no mundo espiritual, porque eu acredito em um Deus vivo. Um Deus todo poderoso que é capaz de restaurar e curar a nossa nação. Não desistam, mulheres, homens, jovens, crianças. Não desistam do nosso país. Continue orando, continue clamando porque eu sei que o nosso Deus, do alto dos céus, irá nos conceder o socorro”, apelou Michele.
Caiado discursou na paulista?
Não.
Por que Caiado não é um ungido da “igreja bolsonarista”.
Ricardo Freitas discursou? Sim, porque era o anfitrião e também porque não é candidato a presidente. Ele vai à reeleição, e será importante para sustentar a campanha bolsonarista.
Bolsonaro sabe que vai ser preso. Sabe que não tem escapatória das acusações que pesam contra ele, principalmente porque tem consciência das provas que armou contra si mesmo.
Mas ontem, na Paulista, Bolsonaro alimentou seus fiéis com o discurso da vítima, do injustiçado, do profeta que é perseguido pelos “ímpios”.
O PL agora não é mais um partido, é uma seita. Somente os escolhidos pelo profeta tem direito a adentrar neste recinto “sagrado”. E não há espaço para convertidos.
Veja a íntegra do discurso de Michelle
“Boa tarde, Paulista. Boa tarde, mulheres e homens de bem. Boa tarde. “Nós somos gratos a Deus por esse dia tão lindo. Pela sua misericórdia, pelo seu amor e pelo seu cuidado. Deus é maravilhoso em tudo que ele faz. E não tem como não se emocionar vendo o exército de Deus nas ruas. Vendo o exército de homens e mulheres patriotas que não desistem da sua nação. Quantos viajaram dias, quilômetros para estarem aqui. E aqui fica meu agradecimento a cada um de vocês. Por vocês sairem das suas casas, sairem da zona de conforto para dizer que o Brasil é do senhor. PPara dizer que somos um povo de bem e que defendem valores e princípios cristãos. Um povo que ama essa nação e aprendeu a acreditar que ela tem promessas e que elas vão se cumprir. Em um momento tão difícil da história, meus amados.
“Desde 2017 nós estamos sofrendo. Nós estamos sofrendo porque exaltamos o nome de Deus no Brasil. Porque meu marido foi escolhido e declarou que era ‘Deus acima de todos’. E se é difícil com Deus, com certeza é impossível sem ele. E quantos ataques, meus amados, quantas injustiças. Mas eu aprendi, naquele leito de hospital, aonde os médicos falaram que era só Deus, eu ajoelhei e falei: ‘Senhor, não cai um fio da nossa cabeça ou a folha de uma árvore sem a sua permissão’. E a partir daquele dia, a minha fé foi renovada. Eu me senti forte. Eu me fortaleci em Cristo para estar ao lado dele (Bolsonaro). Eu não pedi para estar aqui.
“Aprouve o senhor nos colocar a frente desta nação. Aprouve Deus nos colocarmos na Presidência da República para que a gente pudesse trabalhar e fazer a verdadeira justiça social na vida daqueles que mais precisam. E hoje o povo brasileiro sabe a diferença de um governo justo de um governo ímpio. Essa semente foi plantada e nós vamos colher. Nossos filhos e netos colherão um Brasil abençoado e próspero, porque a nossa nação é rica, abençoada e só está sendo mal administrada. “E meus amados, aqui quero direcionar minha palavra para as mulheres. Como é difícil deputadas, vereadoras, prefeitas,para nós mulheres estarmos à frente da política. O assassinato de reputação é diário, mas algo muito maior e muito mais forte nos move para continuarmos lutando pela nossa nação.
“Sim, por um bom tempo formos negligentes ao ponto de dizer que não poderiam misturar política com religião. E o mal tomou e o mal ocupou o espaço. Chegou o momento, agora, da libertação. ‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’ foi o versículo que ele [Bolsonaro] usou em toda campanha e eu creio que isso foi gerado no mundo espiritual, porque eu acredito em um Deus vivo. Um Deus todo poderoso que é capaz de restaurar e curar a nossa nação. Não desistam, mulheres, homens, jovens, crianças. Nmulheres, homens, jovens, crianças. Não desistam do nosso país. Continue orando, continue clamando porque eu sei que o nosso Deus, do alto céus, irá nos conceder um socorro.
“E nós estamos aqui neste dia, um dia marcado, para dizer que nós amamos o Brasil. Para dizer que não estamos aqui não num propósito de poder. Mas em propósito de libertação. Em um propósito de prosperidade para o Brasil. Para que possamos ser usados como instrumentos de benção para abençoar as pessoas. Para livrar nossas crianças da morte, para levar o alimento ao necessitado, para proteger nossas viúvas.
“E aqui eu quero agradecer a todos os nossos intercessores. Quero agradecer a igreja brasileira que tem orado por nós. Não tem sido fácil, mas nós só estamos de pé porque Deus tem nosnos sustentado através da oração de vocês. Eu não posso, em nenhum momento, não glorificar o nome de Deus. Porque eu vivo um dia de cada vez. Eu vivo um dia de cada vez. Mas eu sei que ele me ama e que ele nos escolheu. E eu não estou aqui para questionar, mas só para te pedir, pai, nos ajuda. Nos ajuda a ser obedientes neste propósito e nessa missão. Quantas dores refletem na família. Quanta maldade. Mas o senhor está por nós.
“Mas, nessa tarde, pastor Silas Malafaia, eu quero te agradecer por essa mobilização, pelos seus intercessores. Pela amada irmã Ilda que está ali do outro lado.Acabei de vê-la ali atrás. Ao governador Tarcísio [de Freitas], que abriu as portas da casa dele para gente. Governador Jorginho, Zema, Caiado. Os nossos deputados, senadores, a nossa vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. Prefeitos, vereadores e todas as autoridades que estão aqui presentes nesse ato pacífico, de civilidade, pelas nossas liberdades. Nós temos de lutar por elas, meus amados.
“O nosso país é tão rico e tão abençoado que eles têm sede para tomar de nós. E nesse momento, a palavra de Deus fala que o que está ligado na terra, será selado nos céus. Eu gosto muito, sempre, todos os dias, de declarar a palavra do senhor e profetizar as bençãos do senhor para a nossa nação.
“E aqui quero declarar o Salmos 24, que foi o Salmos que eu declarei os 4 anos de governo como primeira-dama. E ao final, eu gostaria que vocês dissessem: ‘Amém, amém’. E eu aprendi a glorificar ao senhor em qualquer circunstâncias. Porque eu adoro e amo a Deus não pelo o que ele pode me proporcionar, mas por quem ele é. E eu gostaria que vocês fizessem a mesma coisa.
“Em um único ato e uma única voz, nós déssemos 7 ‘glórias a Deus’. O 1º glória a Deus, você imaginando o nosso Brasil liberto. O 2º glória a Deus, famílias restauradas, o nosso Brasil livre da corrupção, livre da iniquidade. Pensem, mentalizem o que vocês quiserem. Mas falem com o coração. Vamos romper os céus. Eu creio que Deus vai ouvir as nossas orações.
“Salmo 24: Do senhor é o Brasil e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam, o mundo e os que nele vivem.
“Pois foi ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas. “Quem poderá subir o monte do Senhor?
Quem poderá estará no seu Santo Lugar?
“Aquele que é limpo de mãos limpas e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade e nem jura enganosamente.
“Este receberá bênçãos do Senhor, e a justiça do Deus da sua salvação. “Esta, o Brasil, é a geração aqueles que te buscam, que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.
“Levantai, ó portas, as suas cabeças! Levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o rei do Brasil.
“Quem é este rei da glória? É o senhor forte e poderoso. O senhor poderoso na guerra.
“Levantai-vos ó portas, as suas cabeças! Levantai-vos ó entradas eternas e entrará o rei da glória.
“Povo, povo brasileiro. Respondam. Quem é este rei da Glória? É o senhor dos exércitos. Ele é o rei da glória.
“Pai, nós te agradecemos por essa tarde, senhor. Nós te agradecemos porque o senhor é o Deus de amor. O Deus de provisão, o Deus de cuidado, o Deus de libertação. O Deus que restaura. O Deus que realiza milagres. E nós te pedimos que os seus anjos estejam acampados aqui, senhor. Que o senhor possa levantar o teu muro de fogo assim em Zacarias 2:5, que o senhor possa nos proteger. Que o senhor possa dar ordem aos teus anjos para que o senhor nos guarde embaixo das tuas armas.
“Que possamos estar protegidos. Que o teu sangue precioso esteja sobre cada vida aqui presente. Que cada família aqui representada seja guardada e abençoada. Que tudo que leve o nosso nome seja abençoado. Que não sejam as nossas palavras, senhor, mas que sejam as palavras vindo do teu trono.
“Nós te amamos, pai. Nós te amamos e te pedimos que o senhor estabeleça o seu reino no Brasil, o teu reino que é dele, glória, o teu reino que é justiça, paz e alegria. O senhor ama a verdade. Senhor, essa tarde é para ti. Entrega, senhor, o que o senhor tem para nós. Sara a nossa nação, lembra de nós, lembra dos nossos louvores, das nossas adorações. Lembra dos altares que foram levantados para adorar o teu nome e dizer que o senhor é o senhor do Brasil. Somente o senhor é o rei dos reis e não há portas dos infernos que prevalecerão na nossa nação.
“Glória a Deus. Aleluias. Deus é bom. Deus é maravilhoso. Beijo irmã Ilda, te amo, amada.”…
Foto: reprodução twitter (x)