Um vídeo que mostra uma passageira xingando e cuspindo no rosto de um motorista de aplicativo após uma discussão sobre troco, viralizou nas redes sociais. O caso aconteceu em Goiânia e foi divulgado pelo próprio trabalhador.
Conforme o motorista, Luiz Antônio de Oliveira de 48 anos, a mulher solicitou uma corrida e perguntou se ele tinha R$ 30,00 de troco para pagar em dinheiro. Ele respondeu que não tinha e sugeriu que ela usasse o cartão ou deixasse o valor pendente para uma próxima viagem. A mulher então pede que o motorista coloque o valor da viagem para ser cobrado dela na próxima corrida que ela fizer no aplicativo.
O motorista se recusou a seguir viagem e pediu que a mulher e sua amiga descessem do carro e procurassem outro transporte. Nesse momento, a mulher começou a ofender o motorista com palavras de baixo calão e cuspiu em seu rosto. O motorista reagiu e cuspiu na mulher. Os dois trocaram empurrões até que o motorista saiu do carro. A mulher foi identificada como Giovana Ogando, dona de uma cafeteria chamada Evoé Café em Goiânia. Ela publicou um vídeo em seu perfil no Instagram se desculpando pelo ocorrido, mas depois apagou a postagem devido à repercussão negativa. Ela disse que “sentia muito” pelo seu comportamento.
Após o vídeo em que cospe em um condutor de Uber durante uma discussão viralizar, Giovana Ogando, proprietária do café Evoé, em Goiânia, se manifestou no Instagram, mas apagou o vídeo. “Foi uma situação infeliz, terrível, de provocação mútua, na qual eu perdi a razão. Foi uma troca de violências recíprocas, mas eu sinto muito ter feito isso”.
Ela diz que se sentiu mal não apenas agora, mas assim que deixou o veículo, e que está vivendo uma fase difícil. “O que acontece entre duas pessoas que se desentendem muitas vezes tem mais a ver com o que as pessoas viveram antes daquilo. Tenho certeza que ele também devia estar vivendo um dia muito difícil pra ter tido aquela atitude grosseira”, disse Giovana. “E eu estava passando por situações muito vulneráveis”.
Veja a nota da Giovana Ogando
“Com relação ao vídeo que circula na rede social, gostaríamos de esclarecer que diferente do que está na legenda do texto, não houve calote. O que aconteceu, que ao entrar no carro de aplicativo informei que tinha comigo uma nota de 50 reais e que não possuía saldo para pix, mas que estava disposta a pagar a mais, conforme se escuta no início do vídeo. Entendemos que ouve uma falta de transparência entre a plataforma, o motorista e a cliente, pois ao cliente apareceu a opção pagamento por dinheiro e na ausência de troco a opção de pagamento posterior, mas o motorista, entretanto, além de dizer que não trabalhava dessa forma, puxou o freio de mão de forma brusca e mandou que as passageiras descessem. Entendo tive uma reação exagerada ao cuspir no motorista, sobre essa atitude isso me arrependo profundamente. Os xingamentos e cuspes foram recíprocos, mas que ao descer do veículo, o motorista foi para cima das passageiras em tom ameaçador, ao que se pode escutar os gritos ao fundo do vídeo. Ressaltamos que a conduta dos envolvidos está permeada de excessos, mas que o motorista de aplicativo ao divulgar um vídeo, onde preserva sua imagem com o logo da rede social e expõe as passageiras, exagerou novamente em suas razões, pois expos uma terceira pessoa, a segunda passageira, que nada tinha a ver com a discursão e está tendo sua imagem viralizada. Seres humanos estão passiveis de errar, mas jamais um erro pode ser justificativo para o cometimento de outro maior. Houve uma violação de imagem, uma vez que não é permitido a divulgação de gravações sem consentimento dos demais envolvidos e sua publicação em redes sociais causam prejuízos instantâneos. Por fim, gostaria de pedir desculpas publicamente pelo acontecido, mas ressalvando que não foi um erro unilateral”.
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