noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976!

Brasil

Rio Grande do Sul em alerta por ciclone que causou uma morte e deixou 800 mil sem luz

Publicada em 14/07/23 às 11:17h - 16 visualizações

Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976


Compartilhe
Compartilhar a noticia Rio Grande do Sul em alerta por ciclone que causou uma morte e deixou 800 mil sem luz  Compartilhar a noticia Rio Grande do Sul em alerta por ciclone que causou uma morte e deixou 800 mil sem luz  Compartilhar a noticia Rio Grande do Sul em alerta por ciclone que causou uma morte e deixou 800 mil sem luz

Link da Notícia:

Rio Grande do Sul em alerta por ciclone que causou uma morte e deixou 800 mil sem luz
Onze de Maio 13 de julho de 2023 at 20:56 0  (Foto: Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976)

O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (ao centro), informou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (13), que o estado continua em alerta por causa das fortes chuvas, vendavais e queda de granizo causados pela passagem de um ciclone extratropical no Sul do país. Segundo ele, também são esperadas enchentes na região. 

Em todo o estado, 49 municípios foram atingidos, e 23 pessoas ficaram feridas, todas fora de perigo. Dessas, 15 estão na cidade de Sede Nova, onde uma vítima foi hospitalizada por causa de uma fratura, e oito estão em Tapejara. Foi registrada uma morte, na cidade de Rio Grande, após a queda de uma árvore sobre uma residência.

Na capital Porto Alegre, a falta de luz e os alagamentos de ruas e avenidas também causaram transtornos no trânsito, mesmo depois da interrupção das aulas na rede pública de todo o estado, decretado ainda na tarde de quarta-feira (12).

Segundo o governador em exercício, as aulas foram suspensas por precaução por causa das rajadas de vento que poderiam representar uma ameaça às pessoas em deslocamento. Já há uma confirmação de que no município de Sede Nova algumas escolas também teriam sido atingidas pelas rajadas de vento, afetando telhados e algumas estruturas. 

notice

De acordo com Souza, o município de Sede Nova foi o mais afetado pelos efeitos do ciclone extratropical e, por isso, o governo do estado enviou um caminhão com 100 kits de higiene e 100 cestas de alimentos para auxiliar nas ações de ajuda humanitária. “Temos a intenção, assim que for possível, nos deslocar de Porto Alegre e de visitar o município de Sede Nova que foi o mais atingido”, disse ele. 

As avarias em outros prédios públicos ainda estão sendo contabilizadas pelo estado, mas o governador reforçou o pedido à população para que se mantenha abrigada e acompanhe os alertas da Defesa Civil.

Muitos estragos no interior gaúcho

O ciclone deixou um rastro de destruição em várias regiões do Estado, como em alguns municípios da região Celeiro. Sede Nova, Humaitá e Nova Candelária registraram muitos danos.

O município de Sede Nova foi o mais atingido. O temporal causou muitos estragos em casas, prédios e propriedades rurais no município, tanto na área urbana quanto no meio rural.

Houve destelhamento de casas, galpões, silos, estufas, avarias em prédios, além de quedas de árvores, bloqueio de estradas e transbordamento de pontes. Postes de energia elétrica, que dão suporte para o sinal de internet, também foram bastante afetados.

Um posto de combustíveis, na avenida Frederico Westphalen, no centro da cidade, foi destruído pelo forte temporal. Grande parte da estrutura do estabelecimento desabou com a força do vento.

No município de Humaitá, a localidade mais atingida é Sanga Freitas, com destelhamento de casas e queda de estrutura de galpões, além de queda de árvores. Há bloqueio nas estradas de acesso à localidade, bem como nas estradas que ligam Humaitá e Nova Candelária e Humaitá e Boa Vista do Buricá.

Em Nova Candelária, há bloqueios de estradas na área rural, como na localidade de Duas Pontes, onde árvores caíram no trecho.

Na BR-468, um caminhão baú tombou, em trecho entre Palmeira das Missões e Coronel Bicaco, mas não houve bloqueio de pista naquele local.

Houve transbordamento de rio no interior de Esperança do Sul, com uma ponte entre a cidade e a localidade de Alto Uruguai ficando sem passagem.

Em Tiradentes do Sul, as aulas desta quinta-feira foram suspensas para evitar riscos, especialmente no transporte escolar, devido à umidade e estradas encharcadas.

O serviço de balsa entre Porto Soberbo (Tiradentes do Sul) e El Soberbio está suspenso desde a parte da manhã desta quarta-feira, devido à rápida elevação do nível do rio Uruguai, impossibilitando a travessia entre Brasil e Argentina.

Com agências Brasil




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 99614 1684

Copyright (c) 2024 - Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976
Converse conosco pelo Whatsapp!