Para apresentar o PAA Goiás 2023 e convidar os produtores a participarem do programa, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, e o secretário de Agricultura, Pedro Leonardo Rezende, se reuniram em mais um episódio do Campo de Saber, série de webinários da Emater, que foi ao ar nesta quinta-feira (29).
O Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás – PAA Goiás é um programa estadual, executado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). É inspirado no PAA do Governo Federal e utiliza recursos do Protege Goiás.
A Emater é o órgão responsável pelo cadastramento de agricultores familiares interessados e demais beneficiários aptos que desejam participar do Chamamento Público nº 001/2023 do PAA Estadual. As inscrições tiveram início no dia 19 de junho e vão até o dia 19 de julho.
Na ocasião, Pedro Leonardo destacou o papel fundamental que a Agência possui durante o período de cadastramento dos produtores. “A Emater é a instituição que, de fato, tem a competência para fazer com que essa política pública alcance o nosso público prioritário, que são os agricultores familiares. Esse público tem sido essencial para que o Estado de Goiás alcance os resultados econômicos que tem alcançado”, afirma Pedro.
Segundo Rafael Gouveia, o intuito é que produtores de todas as cidades do estado participem do PAA Estadual 2023. “Os técnicos da Emater estão a disposição para orientar os produtores rurais na parte de documentação e sobre os produtos que podem ser vendidos. Para os municípios que ainda não têm escritório local da Agência, os produtores devem procurar a cidade mais próxima ou nos acionar aqui mesmo na nossa sede, que vamos realizar e encaminhar o atendimento”, ressalva o presidente.
Como participar
O produtor interessado deve procurar o escritório da Emater mais próximo de seu município para realizar o seu cadastro. Os técnicos da Agência também irão auxiliá-los na elaboração das propostas de vendas, onde deve ser relatado o tipo de produto, a quantidade e a previsibilidade de entrega do que será vendido. Além disso, também é necessário estar com a DAP/CAF ativas.
No edital do programa, os interessados podem conferir a lista com mais de 160 itens que podem ser comercializados como produtos de origem animal, hortifruti e granjeiros e alguns outros alimentos produzidos pela agricultura familiar. O programa também prevê que os alimentos sejam doados no mesmo município em que foram adquiridos pelas entidades que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar.
Para saber mais sobre o PAA Estadual, assista o vídeo completo no nosso canal do Youtube: