A Festa do Divino Santo de Pirenópolis no Vale do São Patrício, tem as tradicionais Cavalhadas como ponto alto da programação. A encenação das históricas batalhas medievais entre mouros e cristãos ocorre nos dias 28, 29 e 30 de maio e com novidade: a pedido dos pirenopolinos, ela volta a ser realizada no Cavalhódromo da cidade, que estava interditado desde 2021.
Os cavaleiros realizam representações teatrais das batalhas que remontam à época medieval vestidos a caráter, montando em seus cavalos empunhando espadas e lanças de madeira. Inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha, as Cavalhadas mobilizam a cidade histórica de Pirenópolis há mais de 200 anos e é uma das festas mais conhecidas de Goiás. Junto à encenação, há a presença dos mascarados, personagens que se vestem com máscaras e saem às ruas a cavalo ou a pé fazendo algazarras.
Integrando a Festa do Divino, registrada como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan desde 2010, a encenação recebeu o prêmio internacional Passaporte Aberto, promovido pela Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT), como melhor festa do ano em 2022. “Para nós, de Pirenópolis, a Festa do Divino é a maior festa do ano e muito tradicional. São mais de 200 anos e preparamos tudo com muito carinho”, comenta o secretário municipal de Cultura, Ronaldo Félix.
Formato original
Após a paralisação dos eventos por conta da pandemia de Covid-19, a festa também sofreu alterações no ano passado por problemas estruturais do Cavalhódromo. O espaço foi interditado em setembro de 2021 pelo Corpo de Bombeiros do Estado após a constatação de problemas em pontos como arquibancadas, rampas e escadas e teve de passar por adequação.
Para receber as Cavalhadas em 2023, o local recebeu estruturas metálicas móveis de forma provisória a fim de atender o pedido dos cavaleiros e da população na realização das encenações no tradicional espaço. A reforma do Cavalhódromo é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás).
“Este ano, então, a festa volta ao seu local e formato originais. Já tivemos todas as folias da Festa do Divino ocorrendo de forma completa e em locais que possuem uma integração entre todas as suas partes, acontecendo em locais muito próximos uns dos outros. Então, com o retorno para o Cavalhódromo, as Cavalhadas voltam a integrar esse circuito tão importante”, explica o secretário. “As estruturas móveis estão atendendo bem a demanda. Possui o mesmo número de camarotes e conta com arquibancada”, aponta.
Circuito
As encenações das Cavalhadas acontecem em 13 municípios em 2023. A partir deste sábado (27), as cidades de Santa Cruz de Goiás, Posse e Jaraguá recebem as representações teatrais. No domingo (28), Pirenópolis celebra o primeiro dia de encenações a partir das 13 horas. Em junho, as Cavalhadas acontecem em Palmeiras de Goiás, Hidrolina, Luziânia, Crixás e São Francisco de Goiás.
Em julho, somente o município de Santa Teresinha de Goiás recebem as Cavalhadas. Após pausa de um mês, em setembro as encenações voltam a Corumbá de Goiás e Pilar de Goiás. O circuito tem encerramento na cidade de Goiás, que voltou a receber as Cavalhadas no ano passado após 70 anos.
Programação Pirenópolis
Domingo (28)
4h – Alvorada com a Banda de Couro
5h – Alvorada com a Banda Phoênix
8h – Cortejo do Imperador
9h – Missa solene na Igreja Matriz
11h – Cortejo levando o imperador até sua residência, onde serão distribuídos as Verônicas e Pãezinhos do Divino
13h – Primeiro dia de Cavalhadas
Segunda-Feira (29)
8h – Reinado de Nossa Senhora do Rosário – cortejo conduzindo o Rei e a Rainha das suas residências até a Igreja Matriz
9h – Missa na Igreja Matriz
10h – Cortejo conduzindo os reis de volta suas residências
13h – Segundo dia de Cavalhadas (batismo dos Mouros)
Terça-Feira (30)
8h – Juizado de São Benedito – cortejo conduzindo os juízes de São Benedito até a Igreja Matriz
9h – Missa na Igreja Matriz
10h – Cortejo conduzindo os juízes de São Benedito até suas residências
13h – Terceiro e último dia de Cavalhadas (confraternização entre mouros e cristãos). Em seguida, os cavaleiros seguem até a Igreja do Bonfim para oração final de agradecimento e última salva de tiros.
Calendário
Santa Cruz de Goiás – 27 a 28 de maio
• Posse – 27 a 28 de maio
• Jaraguá – 27 a 29 de maio
• Pirenópolis – 28 a 30 de maio
• Luziânia – 03 de junho
• Palmeiras de Goiás – 09 a 11 de junho
• Hidrolina – 09 a 11 de junho
• São Francisco de Goiás – 17 e 18 de junho
• Crixás – 24 e 25 de junho
• Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina) – 15 e 16 de julho
• Pilar de Goiás – 09 e 10 de setembro
• Corumbá de Goiás – 07 a 09 de setembro
• Cidade de Goiás – 14 e 15 de outubro
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192