O Governo de Goiás oficializou a implantação de 10 novos Colégios Estaduais de Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) no estado. Além da capital, as novas unidades serão implantadas nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Bela Vista de Goiás, Cristalina, Cidade Ocidental, Mineiros, Planaltina, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto e Silvânia.
A oficialização aconteceu na segunda-feira (22). Mauro Vilela, coronel e superintendente de Segurança Escolar em Colégios Militares da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), detalha que as escolas implantadas já funcionavam enquanto escolas estaduais, e, por legislação aprovada, foram transformadas em colégios militares.
O Processo de Implantação, segundo o superintendente, é feito em etapas e teve o aval de cada comunidade escolar local.
Foram feitas audiências públicas nas escolas para verificar se a comunidade queria ou não a escola militar. As votações foram unânimes [em querer as escolas militares]. Há um bem querer da comunidade nesse sentido”, afirmou
De acordo com Vilela, algumas das respectivas escolas eram Cívico-Militares, do Programa Nacional de Escolas Cívico Militares e já havia a pretensão de implantar alguns Colégios Militares em Goiás, após um mapeamento feito pelo estado.
No caso dos alunos que não desejem permanecer nas respectivas instituições de ensino do estado que passam a ser oficialmente Colégios Militares, há a possibilidade de solicitar transferência. “Há toda a transformação por meio da adaptação que é feita, dos alunos quererem o Colégio Militar ou não. Os que não querem [permanecer], são encaminhados para outra escola”, frisou.
Vilela também destacou o que muda com a implantação dos Colégios Militares. “Há mudança na questão da matriz curricular, são duas disciplinas sobre cidadania. O restante segue conforme determina a Secretaria Estadual de Educação. O fluxo de aula é normal. Além disso, a gestão passa a ser feita pelo Comando de Ensino Militar”, destacou.