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Segurança de dados: o que é e como ela impacta a experiência do usuár

Se antes o tema já pedia atenção, agora, com a LGPD, é vital para as organizações garantir a segurança dos dados que lhe são confiados, assegurando uma interação perfeita com os usuários e ajudando, ainda, a reter o consumidor.

Publicada em 12/04/23 às 15:39h - 13 visualizações

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Segurança de dados: o que é e como ela impacta a experiência do usuár
 (Foto: Rádio RIR Brasil Goiânia - Direção: Ronaldo Castro - e Marcio Fernandes 62 99951- 6976)

Com o aumento do comércio eletrônico, assim como das transações bancárias por meio de sites e aplicativos, as tentativas de golpes e ataques hackers aos negócios online também cresceram. Razão pela qual a segurança de dados nunca esteve tão em alta. Aliás, ganhou ainda mais evidência com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Se anteriormente o tema já demandava atenção, agora, tornou-se fundamental entender por que é tão necessário proteger sites, aplicativos e os dados dos usuários. Até porque, o vazamento de informações corporativas e de clientes é mais comum do que se pensa. E, nesse contexto, juntamente com ativos da própria empresa, a confiança e a fidelidade do consumidor são uns dos bens mais valiosos que uma organização possui.

Portanto, estar atento à proteção dos dados confiados à sua empresa é uma tarefa primordial para assegurar uma melhor experiência ao usuário e reter a clientela. Pesquisas recentes revelam o quão preocupadas as pessoas estão com as informações compartilhadas online.

Mas afinal, o que vem a ser a segurança de dados e como ela afeta a experiência das organizações e dos usuários?

O que é segurança de dados e por que ela é importante?

Foi-se o tempo em que as senhas eram o único motivo de preocupação. Hoje em dia, o cenário é bem diferente. Em um ambiente cada vez mais digital, para acessar contas de e-mail, contas bancárias, aplicativos, desbloquear dispositivos, entre tantos outros casos semelhantes, além de login e senha, também é preciso fornecer informações pessoais.

Dessa forma, com o crescimento gradual do volume de dados coletados e armazenados, ultimamente a segurança de dados está em voga tanto no meio corporativo como no cotidiano do cidadão.

Responsável por proteger as informações compartilhadas em rede, a segurança de dados, ou ainda de informações, corresponde a toda e qualquer ação tomada— sejam elas preventivas ou reativas— com o propósito de resguardar os dados que as empresas e os usuários disponibilizam online. A saber, ela tem como objetivo mantê-los seguros contra furtos, alterações sem consentimento e acessos maliciosos de pessoas mal-intencionadas.

Se essas informações forem violadas ou ocorrerem falhas no cumprimento de requisitos regulatórios, certamente podem gerar consequências à reputação das organizações, além da perda de valor da marca, comprometimento da propriedade intelectual, bem como em multas por não conformidade com a legislação. Por isso, a segurança de dados é tão importante hoje em dia.

E para que seja bem-sucedida, a implementação da segurança de dados deve se pautar nos seguintes aspectos:

  • Confidencialidade: somente pessoas autorizadas podem ter acesso às informações;
  • Integridade e autenticidade: garantia de que os dados sejam verdadeiros e preservem sua originalidade, impedindo alterações;
  • Conformidade: assegura que os dados sejam coletados e armazenados da forma correta, de acordo com as regras, leis e normas estabelecidas;
  • Disponibilidade: acesso aos dados pelos usuários autorizados sempre que preciso;
  • Irretratabilidade: tornar impossível negar a autoria de uma operação.

Como garantir um ambiente seguro nas empresas

Segundo os especialistas em segurança de dados, para que o processo seja eficaz ao ser implementado, algumas medidas são essenciais. Confira!

Fazer um mapeamento da empresa

Antes de pensar qual a melhor estratégia para garantir a segurança de dados, deve-se fazer um diagnóstico da infraestrutura informacional e dos sistemas utilizados. Desse modo, será possível encontrar os pontos que demandam mais atenção e qual ação mais adequada a se tomar.

Adotar sistemas de segurança em nuvem

Com dados cada vez mais armazenados na nuvem, é importante garantir que as informações estarão seguras e podem ser recuperadas caso sejam perdidas. Além disso, isso evita que as empresas se tornem reféns de servidores físicos.

Manter um backup

Ter uma ou mais cópias dos dados armazenados, atualizadas frequentemente, é fundamental. Dessa forma, em caso de perda ou falhas humanas os dados podem facilmente ser recuperados.

Adicionar camadas extras de proteção

Nesse caso, vale adotar a autenticação de dois fatores ou multifator a fim de assegurar que o acesso aos dados está sendo feito por um usuário autorizado.

Atenção à LGPD

A não adequação à nova legislação de proteção de dados pode resultar em penalidades, que vão desde advertências e multas à suspensão das atividades.

Investir em métodos de pagamento seguros e confiáveis

No caso de e-commerce, como os clientes informam muitos dados sensíveis durante uma compra, a exemplo de dados bancários e de cartões, é importante que eles se sintam seguros ao fazê-lo.

Segurança de dados e a experiência do usuário

Ainda segundo os especialistas na área, a segurança de dados, além de garantir um ambiente seguro para a empresa e os clientes, pode trazer um impacto bastante positivo na experiência do usuário. Principalmente em se tratando da imagem da marca, pois eles certamente se sentirão mais seguros ao partilhar suas informações sabendo do cuidado que se tem na proteção.

Além disso, as chances de reter e fidelizar os consumidores também são maiores. Ainda mais se juntamente com a segurança de dados, a empresa investir na usabilidade dos sites e aplicativos. Afinal, os usuários buscam plataformas simples, rápidas e intuitivas.

Desse modo, deve-se apostar em um design voltado para o usuário, tendo o cuidado também de mapear a jornada do cliente. Assim, assegura-se a melhor interação possível. Até porque, de nada adianta investir na segurança de dados se o processo como um todo não for amigável e fluido. Caso contrário, as taxas de abandono dos sites e aplicativos são enormes. Ou seja, quanto menos esforço o usuário precisar fazer para se cadastrar ou realizar uma compra, por exemplo, melhor!

 

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