O general Tomás Miné Ribeiro Paiva, comandante militar do Sudeste e que assumirá agora o comando geral do Exército no lugar do demitido Júlio Cesar de Arruda, viralizou nesta semana com um forte discurso à tropa em defesa do resultado das eleições no país. Ele está no Exército desde 1975, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas.

Nascido em São Paulo em 29 de setembro de 1960, ele foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1981. Ale´m dos cursos de Formação, Aperfeiçoamento, Comando e Estado-Maior, fez cursos de paraqiuedista, mestre de salto, estágio básico e avançado de salto livre, precursor paraqueidsta, Comunicação, e Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ao longo de sua vida oficial, antes de ser comandante militar do Sudeste, cheficou também a companhia de fuzileiros do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria (RS), no 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro, no 33º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cascavel (PR). Foi ainda instrutor do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, subcomandante da Companhia de Precursores Paraquedistas, ajudante de ordens do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e assessor militar do Brasil junto ao Exército do Equador.

O novo comandante do Exército participou de missões, tendo sido subcomandante do Batalhão de Infantaria de Força e Paz da 7ª Contbras, no Haiti, e foi comandante da Força de Pacificação da operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.

Além disso, ele comandou o Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, o Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, a Segunda Subchefia do Comando de Operações Terrestres, em Brasília e a Brigada de Infantaria Leve, em Campinas.

VEJA TAMBÉM

Ele também foi comandante da Academia Militar das Agulhas nmegras e chefiou o gabinete do Comandante do Exérciro em brasília, além de ter chefiado a 5ª Divisão de Exército, em Curitiba.

Nesta semana, o novo comandante do Exército entrou em evidência ao fazer um forte discurso às tropas em que defendeu o cumprimento das missões do Exército de forma institucional, com respeito ao resultado das urnas. A fala foi feita em evento em homenagem a militares mortos no Haiti.

Veja a fala do general Tomás Ribeiro Paiva:

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notí