A cúpula do MDB levou, na tarde desta 4ª feira (28.dez.2022), para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os nomes de indicados para os Ministérios das Cidades e para o dos Transportes. O partido já terá também uma integrante comandando o Planejamento, a senadora Simone Tebet (MDB-MS).
A bancada do Senado da legenda indicou o senador eleito Renan Filho (MDB-AL), 43 anos, para ser ministro dos Transportes. Já o nome da bancada da Câmara é o do empresário Jader Filho (MDB-PA), 46 anos.
O cálculo na Câmara e no Senado seria de que Lula formaria um grupo de apoio com MDB, PSD, PP e União Brasil ao dividir entre essas legendas 8 ministérios.
As siglas teriam uma vaga em cada Casa, menos o MDB, que reivindica uma a mais pela atuação dos senadores Simone Tebet (MS) e Renan Calheiros (AL) na campanha presidencial do petista.
A senadora e Lula bateram o martelo sobre ela assumir o Planejamento na tarde de 3ª feira (27.dez). Com as indicações desta 4ª, o MDB deve ocupar 3 ministérios na esplanada do governo eleito do PT.