Com o registro da baixa umidade, os goianos estão sofrendo com o ‘calorão’, e a rumores da possibilidade do ‘cheirinho de terra molhada’. O Gerente do Cimehgo, André Amorim explica, que a uma probabilidade de 20% de chuva, mas é extremamente baixa devido ao corredor de umidade, que acaba dispersando a chuva.

Apesar da frente fria que está passando próximo a região sudoeste do estado, a capital permanece seca.  Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) nesta quinta-feira, 15, a capital está com predomínio de sol, a temperatura máxima pode chegar aos 35ºC e umidade relativa do ar variando entre 14% a 55%. Já em Porangatu, na região norte a temperatura pode bater os 40°C.

 “O avanço da frente fria pela região sudeste do Brasil, vai provocar o transporte de umidade, com isso teremos uma leve melhora na umidade relativa do ar região sudoeste e sul de Goiás. Mas ainda continua Nível de Emergência para a umidade relativa do ar no período da tarde, com índice chegando a casa dos 10% em alguns municípios”, alerta André.

A umidade relativa pode chegar a 10% em Goiânia, o que significa “alerta vermelho”, ou seja, “grande perigo”. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é em torno de 60% de umidade do ar.